Visitação nos Parques Nacionais aumenta com a Copa do Mundo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 27/06/2014
A visitação nos Parques Nacionais aumentou no mês de junho devido aos jogos da Copa do Mundo de 2014, período de grande concentração de turistas estrangeiros no Brasil. Essas Unidades de Conservação (UCs) são consideradas os principais destinos para o ecoturismo no País, segundo o Ministério do Turismo (MTur).

Para recepcionar melhor os turistas, os Parques estão investindo em infraestrutura e reforçando o quadro de funcionários, principalmente nas 16 unidades próximas às cidade-sede do Mundial. As equipes também receberam uniformes para facilitar a comunicação com o público. "O objetivo é fazer com que os servidores sejam facilmente identificados pelos visitantes, além de marcar a presença do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) nos locais de visitação", disse Beatriz Gomes, coordenadora de Estruturação da Visitação e Ecoturismo (Coest/Diman).

O Parque Nacional da Tijuca (RJ), por exemplo, aumentou o efetivo de funcionários plantonistas no Corcovado, onde está o Cristo Redentor, e colocou mais vans circulando para facilitar o transporte dos visitantes. "O turista que procura o Parque encontra diversas opções de lazer para aproveitar com a família e amigos, além de poder praticar esportes como corrida, voo livre, escalada e ciclismo", afirmou o gestor da unidade, Ernesto de Castro.

Até o momento, houve um aumento de 60% no número de visitantes no Parque Nacional da Tijuca em relação ao mesmo período de outros anos. "Na primeira semana da Copa, registramos 50 mil visitantes. Na segunda semana esse número subiu para 80 mil", afirmou Castro.Visitação nos Parques Nacionais aumenta com a Copa do Mundo

Nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, unidades que fazem divisa com os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, há profissionais com fluência em inglês e holandês para conversar com os turistas. Conhecidos nacional e internacionalmente pelos cânions, é possível conhecer nesses parques paredões verticais de até 700m de altura e vários atributos histórico-culturais.

Já no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), os visitantes podem aprender mais sobre a Mata Atlântica. "No parque, a diversidade da fauna e flora é muito grande e o visitante pode apreciar esta diversidade bem de pertinho", disse Leandro Goulart, gestor da UC. Nesta época do ano, os principais atrativos do local são as trilhas e escaladas.

Ranking de competitividade em turismo

De acordo com o ranking de competitividade em turismo do Fórum Econômico Mundial de 2013, que avaliou 140 nações, a biodiversidade dos Parques Nacionais fez com que o Brasil se tornasse líder mundial no quesito atrativos naturais. O Parque Nacional da Tijuca está entre os preferidos do público. "É uma experiência única a visita ao Corcovado, tudo muito limpo e bastante organizado. Fiquei impressionado com a prestatividade das pessoas, além de muito admirado com a paisagem que encontrei," relatou Vitor Mosquera, morador no Equador que está no Brasil para acompanhar o Mundial.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4888-visitacao-nos-parques-nacionais-aumenta-com-a-copa-do-mundo.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra dos Órgãos
  • UC Serra Geral (PARNA)
  • UC Aparados da Serra
  • UC Tijuca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.