Vale negocia aval para área de rejeitos

GM, Saneamento & Meio Ambiente, p. A10 - 01/06/2004
Vale negocia aval para área de rejeitos

A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) divulgou nota, ontem, informando que está abrindo negociações com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para manter suas ações no projeto de extração do cobre da mina do Sossego, em Carajás, no Pará, "em harmonia e respeito com as normas internacionais de preservação ambiental".
A nota foi divulgada em razão da autuação feita pelo Ibama na semana passada, no valor de R$ 2 milhões, por causa do lançamento de rejeitos da extração de cobre em área da barragem coberta por mata.A Vale esclarece que, no último dia 30 de abril, a empresa e o Ibama iniciaram as negociações para a renovação da licença de desmatamento para o funcionamento da barragem de rejeitos da Mina do Sossego, que recebeu a primeira licença em 2002. A área a ser desmatada para a instalação da barragem é de 149 hectares.
Com o início da extração experimental do cobre, a empresa percebeu que a quantidade de rejeito gerado foi maior que o calculado inicialmente. Mas ressalta, na nota, que o rejeito foi colocado numa área cujo desmatamento já foi autorizado pelo Ibama. A Vale informou ainda que está realizando o novo levantamento topográfico que servirá de base para a renovação da licença de desmatamento.
O episódio não deverá afetar o cronograma de instalação do projeto Sossego, que deverá ser inaugurado no fim de junho, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Sossego representa investimento de US$ 413 milhões e irá produzir 140 mil toneladas anuais de cobre contido. É o primeiro dos cinco projetos de cobre da Vale na região de Carajás, cuja intenção é fazer o Brasil passar de importador a exportador de cobre.

GM, 01/06/2004, Saneamento & Meio Ambiente, p. A10
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Carajás
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.