Vale do Rio Doce multada por danos ambientais no Pará

No Tapajós (Globo) - 31/05/2004
Santarém - Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou a Companhia Vale do Rio Doce em dois milhões de reais por ter provocado danos ambientais na Floresta Nacional do Carajás, no Pará. A constatação do crime foi feita em sobrevôo ao sul da Flona Carajás onde a empresa teria lançado rejeitos provenientes da usina de beneficiamento de cobre da Mina do Sossego, empreendimento licenciado pela Sectam, órgão ambiental estadual, da empresa Mineração Serra do Sossego S/A, pertencente ao Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), localizado na Vila do Sossego, município de Canaã dos Carajás, a 600 km da capital Belém.
Segundo os analistas ambientais do Ibama, que estavam acompanhados de técnicos especializados da CVRD, houve derramamento de grande quantidade de rejeito diretamente no solo, sem qualquer impermeabilização ou tratamento prévio do resíduo. Diante da constatação a empresa foi multada "por estar causando danos ambientais no entorno da Floresta Nacional de Carajás através do lançamento de efluentes provenientes do beneficiamento de minério de cobre da mina do Sossego bem como ao não atendimento das condicionantes impostas na autorização de desmatamento expedida Gerex Marabá expedida em 18.03.2002". A autuação da empresa no dia 26 de maio do corrente, foi baseada nos artigo 70, combinado com artigo 40 e 60 da Lei 9.605/98, Lei dos Crimes Ambientais.
Os argumentos dos representantes da empresa Manuel e Carla Cristina dos Santos é "que tais tubulações despejam o rejeito em áreas já previstas no projeto licenciado pela SECTAM como área de barragem. Segundo o relatório técnico de vistoria do Ibama não foi "apresentado o projeto para a equipe de fiscalização e, sim, um mapa da barragem onde as tubulações foram precariamente desenhadas a lápis momentos antes após nossa solicitação", relata o documento de inspeção.
INSPEÇÃO - Conforme Relatório Técnico de Inspeção feito pelos analistas ambientais do IBAMA outros agravantes
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Carajás
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.