Treinamento de brigadistas para a Flona de Ipanema conta pela primeira vez com a participação de mulheres

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 13/04/2009
Começou nesta segunda-feira (13) o treinamento para a formação da Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó, no interior de São Paulo. Este ano, pela primeira vez na história, o curso tem a participação de mulheres.

No total, foram selecionados 40 alunos, todos moradores do entorno da unidade de conservação de uso sustentável. Dentre eles, estão doze mulheres. O grupo terá aulas teóricas e práticas sobre o combate a incêndios florestas. No final, serão formados 21 brigadistas.

Eles passaram por avaliações de resistência física e de trabalho em campo, sendo classificados os que obtiveram os melhores resultados.

O curso de formação de brigadistas este ano teve um número recorde de inscrições. Ao todo, foram inscritos mais de 200 candidatos, numa média de dez para cada uma das 21 vagas.

Os brigadistas selecionados serão contratados para atuar, temporariamente, por seis meses, de julho a dezembro. Esse é o período mais seco do ano na região Sudeste. Eles vão ajudar na prevenção e no combate a incêndios florestais que podem colocar em risco a biodiversidade.

A atuação das Brigadas de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais é uma das ações mais efetivas de proteção para a conservação da biodiversidade das áreas protegidas.
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ipanema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.