Tocantins terá 69.605 Km2 de áreas preservadas

Folha Popular-Palmas-TO - 05/02/2002
A implantação ainda este ano do Parque Estadual do Encontro das Águas, formado por áreas de grande beleza natural na região do Bico do Papagaio, onde os rios Tocantins e Araguaia se encontram, vai elevar para 69.605,1 quilômetros quadrados as zonas destinadas pelo Governo à preservação do meio ambiente. É o equivalente a 25% de todo território do estado do Tocantins.

Levantamento feito pela Diretoria de Zoneamento Ecológico Econômico da Secretaria do Planejamento indica a existência de 9.702,1 quilômetros quadrados de áreas potenciais para conservação e 19.895,1 quilômetros quadrados de áreas indígenas. Elas ocupam os 29.776,5 quilômetros quadrados que formam as unidades de conservação. Há mais 23.264,2 quilômetros quadrados destinados à proteção ambiental.

O total das áreas de preservação ambiental registrados em 1999 já representava 53.040,7 quilômetros quadrados. Como o estado do Tocantins é formado por um território de 278.420,7 quilômetros quadrados (3,3% do território nacional e 7,2% da região Norte), esse volume representa 19,1% da área de todo território do Estado. Com a criação, no ano passado, das Áreas de Proteção Ambiental de Lajeado e do Lago, os números aumentaram.

ÁGUAS DO TOCANTINS
O presidente do Naturatins, Isac Braz da Cunha, destacou na semana passada a criação da APA (Área de Preservação Ambiental) Águas do Tocantins. Nascida para integrar os reservatórios das usinas hidrelétricas de Lajeado, Ipueiras, Peixe e São Salvador, ela será uma das três maiores do País e vai permitir, também, a execução de pesquisas inéditas e fundamentais para o ecossistema do Estado.Nos últimos três anos, por conta dos inúmeros projetos de preservação ambiental, que estão sendo desenvolvidos com recursos financeiros de investidores privados, o Estado do Tocantins está se tornando o que os técnicos já chamam, brincando, de "paraíso dos biólogos". Somente a Investco, a empresa encarregada de construir a UHE Lajeado, ao custo final de 1,3 bilhão, assinou 153 contratos com universidades e entidades ambientais.

O resultado prático da iniciativa é a manutenção de um verdadeiro exército de pesquisadores. São centenas de biólogos, engenheiros ambientais e estudantes levantando tudo o que acontece nas matas, no cerrado e nos rios do Tocantins. Até dezembro próximo e somente em relação a usina de Lajeado, a Investco terá investido mais de R$ 300 milhões em meio ambiente. Em Peixe, a Enerpeixe vai colocar outros R$ 100 milhões.
(-Folha Popular-Palmas-TO-05/02/02)
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Lajeado
  • UC Encontro das Águas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.