Técnicas do Naturatins recebem capacitação para coleta de sementes

Naturatins (www.to.gov.br/naturatins) - 21/08/2007
Duas técnicas da Cprof/Naturatins Coordenadoria de Fomento Florestal do Instituto Natureza do Tocantins participarão, desta terça-feira, 21, até quinta-feira, 23, em Peixe, de um treinamento em coleta de sementes ministrado por técnicos da Enerpeixe.

Na oportunidade, o órgão ambiental também receberá 2 mil mudas de espécies nativas doadas pela empresa. Durante o curso, os participantes serão orientados sobre como conhecer as espécies nativas, bem como identificar e selecionar as matrizes (árvores que vão fornecer as sementes).

Ao retornarem do treinamento as técnicas repassarão as informações sobre as práticas corretas na coleta de sementes aos servidores das 15 unidades regionais e das quatro Unidades de Conservação de Proteção Integral do Naturatins. Em seguida será iniciado o trabalho de coleta das sementes em todas as regiões do Estado.

No próximo dia 29, na sede do PEL Parque Estadual do Lajeado, a Cprof/Naturatins faz a doação de 200 mudas de espécies nativas à Unidade Regional de Arraias, que serão utilizadas nas atividades de educação ambiental e na recuperação de áreas degradadas naquele município.

Recuperação

Já está em fase de implantação no PEL, próximo a Palmas, o Viveiro Florestal do Naturatins, o primeiro de uma série de viveiros florestais que o órgão pretende criar em todo o Estado. Com área de 400 m², a unidade terá a capacidade de produzir 50 mil mudas por ano de espécies nativas do cerrado que serão utilizadas na recuperação de áreas degradadas em todo o território tocantinense. No mesmo local também está sendo instalado o Banco de Sementes, que incentivará a criação de uma rede estadual de coletores de sementes. O Tocantins é um dos primeiros estados da Amazônia Legal a implantar um centro como este.

Apreensão

Na tarde deste domingo, 19, após serem acionados pela Polícia Rodoviária Federal de Paraíso do Tocantins, os fiscais da Unidade Regional do Naturatins de Palmas se dirigiram ao município onde apreenderam uma tartaruga que estava sendo transportada em uma caminhonete. O infrator foi multado em R$ 500,00. Na manhã desta segunda-feira, 20, o animal foi solto no Lago da Usina de Lajeado, em um trecho próximo a capital.

Palestra

Também nesta terça-feira, na Fazenda Dois Rios, em Lagoa da Confusão, a técnica da Coeda/Naturatins Coordenadoria de Educação Ambiental do Naturatins Ana Cláudia ministra uma palestra onde, entre outros assuntos, serão abordados temas como a importância da água, mata ciliar, queimadas, educação ambiental e mudanças climáticas. O evento é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e Meio Ambiente.

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lajeado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.