Sistema de energia solar em Anavilhanas é modelo para UCs da Amazônia

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 13/05/2009
O Parque Nacional (Parna) de Anavilhanas, no Estado do Amazonas, acaba de inaugurar um novo sistema de energia que serve de modelo para as demais unidades de conservação da Amazônia. Desde o início do mês, as duas bases flutuantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no Parna estão sendo abastecidas com energia solar.

Para isso, a direção do parque substituiu os dois geradores movidos a diesel por placas de captação de energia do sol. Com a troca da matriz energética, o Parna não só incorpora um modelo limpo e renovável de produção de energia, como reduz a emissão de poluentes provocada pela queima do diesel.

Os dois geradores usados desde 1981 na unidade consumiam, mensalmente, 250 litros de óleo diesel. Além da poluição provocada pela queima desse combustível fóssil, que emite dióxido e monóxido de carbono para a atmosfera, contribuindo para o aquecimento global, os geradores provocavam também poluição sonora na unidade de conservação, causando impacto na fauna.

As placas e todo o equipamento para a geração de energia solar foram financiados pelos projetos Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA) e Corredores Ecológicos e levaram apenas um dia para serem instalados.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Anavilhanas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.