Serviços de abrigo e camping do Parque Nacional de Itatiaia podem ser agendados online

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 21/11/2011
O Parque Nacional de Itatiaia, unidade de conservação (UC) sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) localizada no Rio de Janeiro, conta com um novo serviço de agendamento para os usuários que pretendem utilizar o Abrigo Rebouças e o camping.

Desde o início de novembro as reservas são agendas exclusivamente pelo site: www.abrigoreboucas.com.br. O novo sistema permite mais agilidade e transparência no processo da reserva.

Ainda no endereço eletrônico estão disponíveis as novas regras para reserva e uso do abrigo e do camping bem como outras informações sobre interdição do acesso de veículos no período reprodutivo do sapinho flamenguino, espécie simbolo do Parque Nacional; especificações de pré-reserva e reserva, e ocupação e desocupação das instalações.

O Abrigo Rebouças é o abrigo público mais alto do Brasil, com altitude de 2.350 metros, sendo um típico abrigo de montanha. Batizado como Rebouças desde a sua inauguração, na primeira metade dos anos 50, é uma homenagem ao engenheiro civil, botânico e geólogo André Pinto Rebouças (1838-1898), combativo abolicionista e um dos maiores incentivadores da criação de parques nacionais.

Durante muitos anos, antes da construção do atual Posto Marcão, o abrigo serviu como posto de serviço dos funcionários do Parque, que ali permaneciam, normalmente, em escala de 15 dias, dividindo as instalações com montanhistas, excursionistas, turistas e demais visitantes.

A mais recente obra de recuperação do abrigo ocorreu no final do ano de 2006, ocasião em que o Parque contou com o apoio da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), do Grupo Excursionista Agulhas Negras (GEAN) e da Associação de Guias de Montanha das Agulhas Negras (AGUIMAN) para realizá-la. Nesta reforma houve a retirada do fogão a lenha e da chaminé.

O Parque
A unidade de conservação foi o primeiro Parque Nacional criado no Brasil, em junho de 1937. Na ocasião foi inaugurada a pedra fundamental. O Parque está localizado na divida dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, na Serra da Mantiqueira. Está situado ao sudoeste do Rio de Janeiro, no município de Itatiaia, e a sudoeste de Minas Gerais, abrangendo os municípios de Itamonte (MG), Alagoa (MG) e Bocaina de Minas (MG).

Aberto para visitações, o Parque possui atrativos na parte alta e baixa da unidade. Na alta encontram-se atrativos naturais como o Pico das Agulhas Negras, Maciço das Prateleiras, Vale do Aiuruóca e a Pedra do Altar. Já na baixa, encontram-se o Lago Azul, Cachoeira Poranga, Piscina Natural do Maromba, Cachoeira Itaporani, Cachoeira Véu de Noiva e os Três Picos.

Saiba mais sobre o parque, aqui: http://www.icmbio.gov.br/o-que-fazemos/visitacao/ucs-abertas-a-visitacao/188-parque-nacional-do-itatiaia




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/2339-servilcos-de-abrigo-e-camping-do-parque-nacional-de-itatiaia-podem-ser-agendados-online
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.