Serviço em parques será privatizado

OESP, Vida, p. A24 - 29/08/2008
Serviço em parques será privatizado
São 25 unidades incluídas na proposta, das quais 7 prioritárias

João Domingos

Os parques nacionais brasileiros são lindos, mas pouco protegidos, pouco usufruídos e dão prejuízo. "Queremos que continuem lindos e que sejam mais protegidos, mais usufruídos e dêem lucro", disse ao Estado o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, ao anunciar a decisão de mudar radicalmente a forma de cuidar de 25 parques, com a privatização dos serviços de hotelaria, transporte, alimentação, venda de souvenir, manutenção, cobrança de ingressos e estacionamentos. A administração continuará a cargo do Instituto Chico Mendes.

As licitações para sete parques foram consideradas prioridade. A primeira, para o Parque Nacional de Abrolhos, na costa da Bahia - santuário para a reprodução de tartaruga marinha e observação de baleias -, deve estar pronta em outubro. O plano de concessão dos serviços nos parques nacionais será lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 13, durante visita a Petrópolis e Teresópolis. A intenção, de acordo com Minc, é acabar com a tradição de transformar parques em fortaleza, em que ninguém pode entrar. "Guardadas as exigências do plano de manejo de cada um, queremos abri-los para o público, para a prática de trilhas, ciclismo, banho de cachoeira, observação de pássaros e de baleias, entre outras atividades", disse Minc.

Nos Estados Unidos, a freqüência anual nos parques nacionais é de 192 milhões de pessoas e no Brasil, de 3,5 milhões, sendo que 90% das visitas ocorrem nos parques do Iguaçu, onde estão as Cataratas, e na Tijuca, por causa do Cristo Redentor. "Tem muita coisa errada. Nossos parques são muito mais bonitos do que os dos EUA", afirmou Minc. Ele disse que o governo, ao optar pela concessão dos serviços, baseou-se em modelos adotados em outros países, como EUA e Canadá, onde mais pessoas visitam os parques. Os serviços no Iguaçu já estão com a iniciativa privada.

Outro fator que prejudica os parques no Brasil é a falta de infra-estrutura, que agora, com a concessão, o governo espera corrigir. Verificou-se, por exemplo, que quase não têm plano de manejo, a visitação é precária e as condições das estradas são ruins.


PARQUES NACIONAIS

Abrolhos (BA): recebeu 9.581 pessoas no ano passado

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE): visitação foi de 47.827 pessoas

Parque Nacional da Tijuca (RJ): recebeu 478.770 pessoas

Parque Nacional Itatiaia (RJ): recebeu 72.703 pessoas

Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ): visitação foi de 113.122 pessoas

Parque Nacional do Caparaó (MG/ES): teve 31.791 visitantes

Parque Nacional do Bocaina (RJ/SP/MG): 5.151 pessoas visitantes

OESP, 29/08/2008, Vida, p. A24
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas