Serra dos Órgãos convoca voluntários

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 19/02/2015
O Parque Nacional da Serra dos órgãos (RJ) convoca voluntários a se cadastrarem para ações na Unidade de Conservação. As atividades são divididas em três grupos, os abertos, que realizam ações como limpeza da Unidade, os grupos específicos que são aqueles formados por brigadistas e que atuam em ações de prevenção e combate a incêndios e por último, um grupo composto por pessoas com experiência em escalada e que possam vir a trabalhar em ações de resgate de visitantes perdidos pelas montanhas do Parque.

A ficha cadastral de cada candidato ficará num banco de dados, a Unidade de Conservação convidará os voluntários conforme as ações a serem desenvolvidas. Para participar é só preencher o termo de adesão ao serviço voluntário aqui: https://docs.google.com/forms/d/1YWM0Yq13l4E6AAGUzhYP_wRcXIAyI57vHy_kxdWad8A/viewform?c=0&w=1

"O voluntariado é importante porque além de integrar a comunidade do entorno, sensibiliza a sociedade para problemas que às vezes são provocados por ela própria. Além disso têm a capacidade de suprir a falta de pessoal", afirmou o chefe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Leandro Goulart.

Sobre o Parque

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), cujo objetivo maior é o de preservar amostras representativas dos ecossistemas nacionais.

Criado em 30 de novembro de 1939, é o terceiro parque mais antigo do país, representando um importante marco na história das Unidades de Conservação Brasileira. Conheça um pouco mais da história do parque.

É um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros; além de ter fantásticas cachoeiras. O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 200 quilômetros de trilhas em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/6713-serra-dos-orgaos-convoca-voluntarios.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra dos Órgãos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.