Serra dos Órgãos capacita condutores de trilhas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 03/12/2015
Intenção é melhorar o atendimento aos visitantes do parque

Brasília (03/12/2016) - Termina no próximo domingo (6) o III Curso de Formação de Condutores de Trilhas e o I Curso de Reciclagem para Condutores de Trilhas, promovidos pela administração do Parque Nacional (Parna) da Serra dos Órgãos, na região serrana do estado do Rio de Janeiro.

A unidade de conservação, que é gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), já tem 30 condutores cadastrados (Veja abaixo). Com os cursos, a lista deverá ser ampliada, melhorando, ainda mais, a prestação desse serviço.

Ao todo, participam dos cursos 40 alunos, moradores das comunidades do entorno do parque, principalmente dos distritos e povoados que ficam na rota dos Caminhos da Serra do Mar, complexo de trilhas que passam no interior do parque.

As aulas, ministradas apenas nos fins de semana (sábados e domingos), começaram no dia 14 de novembro, o que corresponde a seis dias de curso. A iniciativa é uma parceria da gestão do parque com a Aguiperj (Associação de Guias e Profissionais de Escalada do Estado do Rio de Janeiro) e tem o apoio da ONG SOS Mata Atlântica.

Turismo de base comunitária

"O principal objetivo dos cursos é o desenvolvimento do turismo de base comunitária, fortalecendo a economia local mediante a profissionalização de condutores das comunidades vizinhas ao parque e fortalecendo também, com isso, a implantação dos Caminhos da Serra do Mar como mais uma opção de turismo e lazer na unidade de conservação", destacou Leandro Goulart, chefe da unidade.

O programa de credenciamento de condutores de trilha do Parque Nacional da Serra dos Órgãos segue as regras da Portaria 116/2010 do ICMBio, que normatiza e estabelece os procedimentos necessários para a prestação de serviços de condução de visitantes no interior da unidade de conservação.

A formação dos condutores é feita em três módulos específicos. O primeiro, que ocorreu nos dias 14 e 15 de novembro, aborda temas como meio ambiente e cultura, história e geografia regional, ambiente da unidade de conservação, turismo e sustentabilidade e atrativos do parque, com destaque para os Caminhos da Serra do Mar.

O segundo, realizado nos dias 28 e 29, trata de assuntos como o trabalho do condutor, técnicas de condução, atividade de interpretação ambiental, monitoramento de impactos, ética, apresentação pessoal e relações interpessoais. Já o terceiro módulo, que será aplicado no próximo fim de semana, quando se encerra o curso, aborda os temas segurança e equipamentos, primeiros socorros, resgate, combate a incêndios e equipamentos de segurança.

Serviço:

Para ter acesso à lista dos 30 condutores disponíveis aos visitantes, clique aqui ou acesse a página do site do parque, onde você terá mais informações sobre a visitação à unidade (clique aqui), ou o site de compras de ingressos www.parnaso.tur.br.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra dos Órgãos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.