Serra da Bocaina recebe a visita de renomados pesquisadores

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 17/10/2013
No dia 08 de outubro, o Parque Nacional Serra da Bocaina recebeu a visita de dois renomados pesquisadores: George Schaller e Peter Crawshaw. O mastozoólogo norte-americano, especialista em mamíferos, George Schaller, atual vice-presidente da Partners in Wild Cat Conservation (Panthera) é uma referência entre os conservacionistas. Ele foi pioneiro no uso de radiotransmissores para monitorar a movimentação de animais. Com essa técnica, investigou ursos panda na China, leopardos da neve na região do Himalaia e carnívoros na África. No Brasil, Schaller foi o precursor de estudos sobre onças-pintadas. Sob sua orientação, despontaram os primeiros estudos do brasileiro Peter Crawshaw, considerado atualmente um dos grandes especialistas dos felinos brasileiros.

A vinda de Schaller à Bocaina fez parte de um roteiro de uma semana pela Serra do Mar paulista, que incluiu também fazendas no entorno do parque, a sede do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Atibaia, e o Parque Estadual Carlos Botelho, no sul do estado.

O roteiro foi traçado por Crawshaw, com o objetivo de mostrar a Schaller um panorama da situação do habitat da onça-pintada no bioma da Mata Atlântica. No Parque Nacional Serra da Bocaina, discutiu-se principalmente a necessidade de estudos mais completos na região, já que no estudo realizado por Crawshaw, em 2009, não foi detectada a presença da onça-pintada no interior do parque. Recentemente, uma pegada do animal foi encontrada nas proximidades da Cachoeira do Veado, dentro da unidade de conservação. Na ocasião, ainda foi discutido o potencial de áreas do entorno do parque nacional de serem contempladas com iniciativas de conservação.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4410-serra-da-bocaina-recebe-a-visita-de-renomados-pesquisadores.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  • UC Carlos Botelho
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.