Seminário reúne novas propostas para estrada-parque

Mosaico Mantiqueira - http://www.mosaicomantiqueira.org.br - 27/07/2011
Preocupadas com a região de Visconde de Mauá, cerca de 150 pessoas participaram do "Seminário sobre os Impactos Socioambientais e Governança da Estrada-Parque". O evento, que aconteceu no Clube de Visconde de Mauá, no centro da localidade, se referia à pavimentação das estradas RJ-163 que liga a vila de Capelinha à região de Visconde de Mauá, em andamento, e da RJ-151, que liga Mauá às vilas de Maringá e Maromba, e que será realizada na próxima etapa do projeto.

O evento ocorreu em dois dias, quarta-feira e quinta-feira, 6 e 7, dividido em temas específicos, conforme a programação. A abertura do Seminário aconteceu na quarta-feira, 6, com a presença do Subsecretário Executivo da Secretaria Estadual do Ambiente, Luis Firmino, e o Subsecretário de Projetos de Urbanismo Metropolitano da Secretaria Estadual de Obras, Vicente Loureiro. Os secretários falaram sobre os estudos previamente realizados para a implantação da Estrada-Parque e do controle de fluxo turístico com o pórtico na entrada e outras medidas que serão implantadas para preservar as belezas naturais da região.

Em seguida, a apresentação foi do Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER) para explicar as técnicas utilizadas nas obras das rodovias. "Atualmente temos 12,5 km asfaltados, falta somente 2,5 km. Conforme nosso cronograma, a pavimentação da RJ - 163 irá terminar no final deste mês de julho. A partir de setembro começam os trabalhos de sinalização e finalização de todo o projeto. Pronta mesmo a estrada só deverá ficar no final de outubro, porque ainda haverá reforma na vila de Visconde de Mauá, construção de Biblioteca, calçamento, entre outras melhorias. É um projeto espetacular" elogia o engenheiro do DER, José Roberto.

Representando a Secretaria Estadual de Obras (Seobras), Paulo Gustavo iniciou uma apresentação sobre os projetos de revitalização das vilas e o licenciamento dos projetos. PG, como é conhecido, se emocionou durante o discurso e foi interrompido pelo biólogo André Pol, que questionou sobre a falta de providências da fiscalização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) quanto a denuncia por ele efetivada sobre corte da mata ciliar do Rio Marimbondo. Segundo André, intervenções para alargamento do leito da estrada são responsáveis por explosões de rochas, assoreamento do rio e desmatamento em área de preservação permanente na chegada da vila. Luis Firmino imediatamente garantiu que tomaria as providências cabíveis. Após diversas manifestações do público, desaprovando e aprovando a crítica do biólogo, PG retomou sua apresentação.

Sobre as responsabilidades da implantação do projeto e a participação da comunidade, o supervisor do Plano Básico Ambiental (PBA), Constantino Pedreira Martins Júnior, explicou, além do PBA, o plano de monitoramento do trânsito na estrada durante as obras. O supervisor foi questionado pelo público sobre as medidas que vem sendo tomadas. "Estamos colocando placas pedindo aos usuários que trafeguem na velocidade máxima de 30 km, e a própria equipe envolvida nas obras vem monitorando, não há como coibir os motoristas, a não ser com medidas educativas e sinalização. Para a conscientização já está sendo feito o desenho de folhetos pedindo controle no trânsito para evitar acidentes" informou Constantino. Além do fluxo de veículos, outras questões foram apontadas pela platéia, e uma delas foi sobre o andamento e avaliação das ações do PBA e de que forma essa análise poderia ser aplicada na obra a ser iniciada na RJ-151, a fim de reduzir seus impactos ambientais. O estudo ficou de ser apresentado num evento específico.

Participaram também da mesa de autoridades e dos debates do Seminário: Maria Cristina Soares de Almeida, do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam); os secretários de planejamento de Itatiaia, Ruy Saldanha, e de Resende, Alfredo José de Oliveira; secretários de Meio Ambiente de Itatiaia, Domingos Baumgratz, e de Resende, Paulo Fontanezzi; o secretário de Obras de Resende, Rubens César Moreira, entre outras autoridades.

Segundo a gerente de Educação Ambiental do Inea e uma das organizadoras do Seminário, Pólita Gonçalves, todas as propostas feitas durante o evento serão analisadas. "Após os esclarecimentos e debates, baseados nas opiniões sobre os impactos, será elaborado um relatório sobre cada fórum de acordo com seus respectivos temas, e serão encaminhados aos órgãos responsáveis para mapear os projetos e soluções" explicou Pólita.

Entre as diversas propostas, destacam-se: o fortalecimento do Conselho Gestor, a existência de um centro administrativo regional e a gestão integrada, com ênfase na integração e melhoria da segurança, do transporte e dos planos diretores dos três municípios, que deverão estar articulados com os planos de manejo do Parque Nacional do Itatiaia e a APA da Mantiqueira.

Mais informações sobre o projeto Estrada Parque podem ser obtidas pelo e-mail: estradamaua@obras.rj.gov.br ou no endereço do site do seminário: www.seminariomaua.com.br

Folha Fluminense, 09/07/2011

Sobre o mesmo assunto, ver também:

http://ambienteregionalagulhasnegras.blogspot.com/2011/07/apos-dois-adiamentos-seminario-estrada.html

http://ambienteregionalagulhasnegras.blogspot.com/2011/07/o-seminario-semente.html





http://www.mosaicomantiqueira.org.br/site/category/noticias/
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Mantiqueira
  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.