Semarh inicia mobilização para criação do Conselho do Mosaico do Jalapão

Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins - http://semarh.to.gov.br/ - 19/06/2017
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) inicia a partir desta semana a mobilização dos órgãos e da sociedade para participação no processo de criação do Conselho do Mosaico do Jalapão. As oficinas ocorrem nos dias 13, 14 e 15 de julho, no município de Almas.

O Conselho Gestor do Mosaico Jalapão tem o objetivo de servir de instrumento de gestão integrada e participativa, além de ampliar as ações dos limites das Unidades de Conservação (UC), de forma a compatibilizar a presença da biodiversidade, a valorização da diversidade social e o desenvolvimento sustentável no contexto regional. Vale ressaltar que a área territorial do mosaico foi criada via portaria publicada no dia 30 de setembro de 2016, reconhecendo uma extensão geográfica de quase três milhões de hectares como o Mosaico do Jalapão.

A área abrange nove UC's nos Estados da Bahia e de Tocantins. Um mosaico abrange unidades próximas, justas ou sobrepostas, pertencentes a diferentes esferas de governo ou de gestão particular.

A técnica de Semarh Cristiane Peres adianta que a mobilização para envolver o público-alvo começa com antecedência. "Temos que envolver o público-alvo para que a presença seja principalmente qualitativa para a criação do Conselho", destaca. A oficina terá como objetivo, segundo a técnica, identificar os potenciais conselheiros do Mosaico.


MOSAICO

No caso do Jalapão, três UCs estão sob a gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), duas do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), duas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), uma do município de São Félix do Tocantins e outra sob gestão privada, que é a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Catedral do Jalapão. Com o Jalapão, o Brasil passa a ter 15 mosaicos reconhecidos oficialmente.

A integração entre as unidades de conservação que compõem cada um deles é feita por meio de um conselho consultivo, formado por representantes do poder público, de organização não governamental, de instituição de ensino e pesquisa e da comunidade, entre outros.

Participam da mobilização o Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), Ministério do Meio Ambiente, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), KFW, Caixa Econômica Federal, Ibama, Agência de Cooperação Alemã/GIZ, e outros.



http://semarh.to.gov.br/noticia/2017/6/19/semarh-inicia-mobilizacao-para-criacao-do-conselho-do-mosaico-do-jalapao/
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.