Sema e Ibama implantam Sistema Agroecológico na APA de Algodoal

Agência Pará de Notícias - http://www.agenciapara.com.br/ - 29/08/2013
Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estarão, no período de 29 de agosto a 1o de setembro, na vila de Fortalezinha, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) de Algodoal - Maiandeua, para proceder à implantação de sistemas agroecológicos e discutir o assunto com a comunidade local.

O objetivo da ação é utilizar técnicas agroecológicas e de plantio consorciado que contribuirão para uma nova forma de manejo agrícola que não degrada o meio ambiente, proporcionando aos comunitários um novo modelo de agricultura sustentável e nova abordagem da agricultura familiar, que integra diversos aspectos na produção de alimentos mais saudáveis e com segurança ambiental. A ação faz parte do Plano de Manejo da APA, pautado na valorização das comunidades locais, e terá continuidade durante todo o ano.

Em 2012, a Sema, juntamente com o Ibama, implantou a primeira fase do projeto, construindo viveiros de mudas para abrigar espécies florestais e frutíferas que receberam em caráter de doação. A previsão é que a segunda fase receba aproximadamente 500 mudas, que contribuirão para o crescimento do comércio local e a diversificação alimentar da população, além de suprir a carência de madeira para construção civil, diminuindo tambem a exploração de madeira de mangue.



http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=134400
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Algodoal-Maiandeua
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.