Regularizando Itajaí

O ECO - www.oeco.com.br - 31/03/2009
Até o fim do ano, o Parque Nacional do Itajaí, em Santa Catarina, deve ter 10,5 mil (cerca de 18%) de seus 59 mil hectares regularizados. O Instituto Chico Mendes (ICMBio) anunciou um plano de manejo para aquela unidade de conservação e também R$ 1,5 milhão para indenizar três propriedades onde vivem 30 pessoas, em 1.500 hectares. Elas plantavam pinus e tinham outras atividades produtivas prejudiciais ao parque. Agora, deixarão a área.

Outros R$ 2,5 milhões dos cofres da União são prometidos até o fim do ano, suficientes para desapropriar outros 3 mil hectares. Ainda há cerca de 400 pequenas propriedades dentro da área protegida, vistas como menos preocupantes pelo ICMBio. Além disso, 6 mil hectares estão regularizados dentro do Parque Municipal Nascentes do Garcia, englobado pelo parque federal.

Esses números foram informados hoje pelo presidente do instituto Rômulo Mello, durante lançamento da sede da Coordenação Regional Sul do ICMBio. Ela será responsável por mais de 2 milhões de hectares de unidades de conservação na Região Sul, em 39 áreas protegidas, como Parque Nacional de Foz do Iguaçu e Parque Nacional Aparados da Serra.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Iguaçu
  • UC Aparados da Serra
  • UC Serra do Itajaí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.