Rebanhos serão retirados de parque nacional

O Globo, Rio, p. 17 - 05/01/2007
Rebanhos serão retirados de parque nacional
Pecuaristas de Paraty pedem prazo de três meses para desocupar reserva ambiental da Bocaina

Dicler Simões

Os pecuaristas que mantém cerca de 1,5 mil cabeças de gado clandestinamente na área do Parque Nacional da Bocaina, na Serra do Mar, vão pedir um prazo de três meses ao Ibama, para retirar os animais da reserva localizada no município de Paraty, na Costa Verde do estado. O Ibama havia anunciado para o próximo mês uma operação para apreender e abater os rebanhos na área da reserva.

De acordo ainda com a decisão do Ibama, a carne bovina será doada ao Programa Fome Zero, como ocorreu com as 74 cabeças de gado apreendidas há quase um ano, na Bocaina, durante a operação Ceriá.

Segundo o assessor da Secretaria municipal de Agricultura, Ricardo Levi Moura, a maioria dos pecuaristas quer uma solução negociada com o Ibama para ter tempo de vender os animais. Pelo menos 30% do rebanho de Paraty, de mais de cinco mil cabeças de gado, está nas terras do parque nacional.
- O gado é a subsistência deles. É um negócio que passa de pai para filho e existe desde antes mesmo de a Bocaina ter sido transformada em parque nacional, há mais de 35 anos - disse Ricardo.


Pecuaristas pedem definição sobre limites do parque

Os pecuaristas também reivindicam que Ibama defina os limites do parque, para que eles transfiram o gado para fora da reserva. A Secretaria municipal de Agricultura não sabe informar o número total de pecuaristas nas terras do parque do lado de Paraty, onde ficam 60% dos 104 mil hectares da reserva. Os 40% restantes ficam no lado do estado de São Paulo.

A operação do Ibama está prevista para este mês. Contudo, o superintendente regional do órgão, Rogério Rocco, admite negociar com os pecuaristas, que também são acusados por ambientalistas de desmatar áreas da floresta para transformá-las em pasto.
- Achei interessante a proposta. Isso é sinal do reforço de respeito ao Ibama e o resgate da credibilidade ao órgão. Por certo vamos negociar sobre o prazo de retirada dos animais - disse Rocco.

O planejamento da operação foi baseado em fotos que registraram o gado espalhado por vários pontos e áreas desmatadas recentemente.


O Globo, 05/01/2007, Rio, p. 17

UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.