Questões ambientais são discutidas na Zona da Mata

IEF - www.ief.mg.gov.br - 19/06/2009
A quarta edição do Fórum Regional de Educação Ambiental (Forea) ocorre nos dias 24, 25 e 26 de junho, em Pedra Dourada, na Zona da Mata. O Fórum, que acontece anualmente em cidades da região, é uma promoção do Instituto Estadual de Florestas (IEF), em parceria com a ONG Ambiente Brasil e a Prefeitura Municipal de Pedra Dourada, Polícia Militar do Meio Ambiente, Superintendência Regional de Educação de Carangola. A discussão das questões ambientais no fórum mantém o eixo principal na conservação socioambiental e no desenvolvimento do corredor ecológico entre o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e o Parque Nacional do Caparaó, importantes remanescentes do bioma Mata Atlântica em Minas Gerais.

O tema central do Fórum desse ano é \"Caparaó/Brigadeiro: Eixo Regional de Conectividade Sócio-Ambiental\", que está subdividido em dois eixos temáticos, \"Averbação de Reserva legal e suas implicações para Propriedade Rural\" e \"Recursos Financeiros para o Produtor Rural - Crédito de Carbono; Produtor de água e bolsa verde\". Além dos temas que serão abordados, estarão acontecendo oficinas e eventos paralelos, relacionados às questões ambientais da região. Para o coordenador do evento, Renato Gomes, a importância de trabalhar esses temas entre sociedade civil e órgãos públicos está na possibilidade de ampliar o conhecimento em todos os municípios. \"Faz-se a capacitação de forma que, retornando ao município, as pessoas passem os conhecimentos a outras pessoas da comunidade\", diz.

Em seu quarto ano, o Forea pretende continuar com o compromisso público assumido pelos municípios participantes desde sua primeira edição, em 2006, em Carangola, também na Zona da Mata. Depois das realizações em Espera Feliz (2007) e Tombos (2008), já são 14 municípios mineiros envolvidos (Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caiana, Caparaó, Carangola, Divino, Espera Feliz, Faria Lemos, Fervedouro, Orizânia, Pedra Dourada, São Francisco do Glória, Manhumirim e Tombos), mais um no estado do Rio de Janeiro (Porcíncula) e outro no Espírito Santo (Dores do Rio Preto).

Programação

Serão 300 participantes, entre membros do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), e de setores municipais de educação e meio ambiente. A abertura do 4o Forea é às 11 horas, com palestra do Secretário de Estado do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho. Entre as 14 e as 17 horas, haverá mesa redonda sobre a implantação de reserva legal e suas implicações às propriedades rurais, o moderador é o Supervisor do Escritório Regional Mata do IEF, Fernando Gesualdi Reiff, que debate com o diretor de biodiversidade do IEF, Célio Murilo do Valle.

Entre 8 e 12 horas da quinta-feira, o debate é sobre os recursos financeiros para produtores rurais, entre o representante do IEF, Alberto Lasbick, e o representante do Ambiente Brasil Centro de Estudos, Luiz Eduardo Fontes. Na sexta-feira, será elaborado um documento final com representantes dos municípios e a Coordenação Técnica do Fórum. \"São desenvolvidos projetos com o que deve ser executado pós-Forea, após a discussão de estratégias. No próximo ano, verificamos se as metas foram cumpridas\", explica Renato Gomes.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Caparaó
  • UC Serra do Brigadeiro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.