Quatro lugares brasileiros listados na Science como insubstituíveis

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 21/11/2013
Quatro lugares brasileiros foram listados em estudo publicado na última edição da revista Science entre os 10 mais importantes do mundo. Dois são abrangidos por Terras Indígenas: Alto Rio Negro (Cabeça do Cachorro) e Vale do Javari (fronteira AM-Peru) , que ocuparam o 6o e 9o lugar respectivamente. Na sequência - em 7o e 8o estão duas belezas cênicas encontradas dentro de parques nacionais sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio): a Serra do Mar, que abrange o Parque Nacional da Serra da Bocaina, entre outros; e a Serra da Mantiqueira, que abrange os parques nacionais da Serra dos Órgãos e do Itatiaia.

Ao todo foram analisados 78 lugares, que englobam 137 áreas protegidas em 34 países, que juntos protegem a maioria das populações de 627 espécies de pássaros, anfíbios e mamíferos, incluindo 304 espécies ameaçadas de extinção em todo o mundo. A maioria das áreas citadas estão em regiões de floresta tropical, montanhas e ilhas. A análise de dados abrangeu 173 mil áreas protegidas terrestres e 21.500 espécies que estão na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN - sigla em inglês). A coleta e análise de dados foram feitas por especialistas da IUCN, do Centro de Ecologia Funcional e Evolutiva (CEFE) na França, do Centro Mundial de Monitoramento (UNEP-WCMC), e da BirdLife International.

Além de apontar as áreas protegidas mais críticas para a proteção animal, o estudo dá conselhos práticos para que suas gestões sejam fortalecidas, como o de monitoramento das espécies que é responsabilidade da área proteger. Algumas das áreas citadas já são designadas como de "excepcional valor universal" pela Convenção do Patrimônio Mundial da UNESCO, como as Ilhas Galápagos no Equador, o Parque Nacional Manú no Peru e os Gates Ocidentais da Índia. No entanto, metade da terra coberta por essas áreas não tem reconhecimento do Patrimônio Mundial, o que de acordo com os pesquisadores poderia fortalecer a proteção de espécies únicas nessas áreas. É o caso do Parque Nacional das Montanhas Udzungwa, na Tanzânia, o pântano de Zapata, em Cuba, e o Parque Natural Sierra Nevada de Santa Marta, na Colômbia - considerado pelo estudo o lugar mais insubstituível do mundo para as espécies ameaçadas.

Veja a lista dos 10 lugares mais insubstituíveis:

- Parque Nacional Kakadu (Austrália)
- Shark Bay (Austrália)
- Trópicos Úmidos de Queensland (Austrália)
- Apolobamba (Bolívia)
- Carrasco (Bolívia)
- Alto Rio Negro (Brasil)
- Serra do Mar (Brasil)
- Serra da Mantiqueira (Brasil)
- Vale do Javari (Brasil)
- Monte Camarões (Camarões)



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4500-quatro-lugares-brasileiros-listados-na-science.html
Política Ambiental Internacional

Unidades de Conservação relacionadas