Projeto Pró- Cantão é aprovado e apresentado em Conferência Internacional de Turismo, em Portugal

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 12/05/2014
O projeto Pró-Cantão - O Ecoturismo como agente de Transformação Social - foi um dos escolhidos entre inúmeras propostas para ser apresentando durante a Conferência Internacional de Turismo - INVTUR 2014. Com o tema "Turismo: Quando viajamos construímos novas sociedades", o evento foi realizado pela Universidade de Aveiro, em Portugal, entre os dias 07 a 10 de maio.

A ideia de inscrever o projeto foi do coordenador de Proteção à Biodiversidade, João Leal Neto, que também participou do evento com discussões sobre turismo e meio ambiente.

Para João Neto, que acompanha e coordena os trabalhos das Unidades de Conservação do Estado, "inscrever e conseguir a aprovação para divulgar o projeto do Pró Cantão neste grande evento foi uma satisfação, e também uma afirmação de que estamos, Naturatins e parceiros, caminhando no rumo certo para desenvolver e fortalecer a atividade de ecoturismo no Parque Estadual do Cantão - PEC", afirmou João Neto.

Esse projeto tem como objetivo apoiar a implementação do Plano de Manejo do PEC, com desenvolvimento de atividades de proteção, ecoturismo e incentivos a alternativas de desenvolvimento, buscando a preservação dos recursos naturais e o envolvimento com o entorno humano da unidade.

O PRO-CANTÃO foi aprovado por meio da Chamada de Projetos 01/2011, lançado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - FUNBIO, para o Tropical Forest Conservation Act - TFCA e será executado por meio de uma cooperação técnica entre Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins, órgão gestor do PEC, a Associação Onça D'água (OD) e o Instituto Araguaia (IA).

Quanto à conferência, o evento está em terceira edição e tem por finalidade criar um espaço de debate sobre o impacto do turismo nas áreas de destino e sobre a forma como ele pode introduzir novas formas de crescimento, desenvolvimento e inovação.

Além de expor o projeto, o gestor participou de debates sobre Turismo e Meio Ambiente, e ainda reuniu-se com o pesquisador e professor da Universidade de Aveiro, Amadeu Soares para estreitar as relações entre as instituições e planejar um novo termo de cooperação para pesquisas do pato mergulhão. O professor esteve no em Palmas em julho de 2012, quando firmaram um termo para desenvolver estudos e pesquisas científicas, visitas técnicas e intercâmbios nas Unidades de Conservação de Proteção Integral do Estado.

O projeto apresentado durante a conferência será também publicado na Revista Turismo & Desenvolvimento da Universidade de Aveiro.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2014/5/12/projeto-pro-cantao-e-aprovado-e-apresentado-em-conferencia-internacional-de-turismo-em-portugal/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cantão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.