Projeto Cidadão chega às reservas extrativistas

A Tribuna-Rio Branco-AC - 26/10/2003
o Tribunal de Justiça vai realizar no início de dezembro uma outra etapa do Projeto Cidadão. Desta vez, nas reservas extrativistas Chico Mendes e Alto Juruá. Nessas duas reservas, serão atendidas mais de 2.400 famílias pelas ações do projeto que incluiu a expedição de carteira de identidade, certidão de nascimento, título de eleitor, casamentos e mais uma gama de benefícios que serão levados por mais de 60 instituições governamentais e não governamentais.

O Projeto Cidadão vai chegar a essas comunidades por força de convênio assinado entre o Tribunal de Justiça e o Ibama. Através desse convênio, será repassado ao Tribunal de Justiça, R$ 90 mil, que será utilizado no pagamento de despesas durante a realização do projeto. São 150 pessoas envolvidas nas ações. As informações são de que nas duas reservas há um percentual aproximado de 40% das famílias que não têm nenhum tipo de documentação e agora terão a oportunidade de se tornarem verdadeiros cidadãos.

O Projeto Cidadão vai levar também aos moradores das reservas extrativistas, a oportunidade deles serem reconhecidos como beneficiários do Programa Nacional da Reforma Agrária. O importante é que a partir daí eles terão direito aos créditos moradia e de agricultura familiar, dos moldes dos projetos de assentamentos convencionais.
(-A Tribuna-Rio Branco-AC-26/10/03)

UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Alto Juruá
  • UC Chico Mendes
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.