Primeira Unidade de Conservação do Tocantins celebra 17 anos de criação com programação especial

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 06/07/2015
O Parque Estadual do Cantão (PEC), administrado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), completa 17 anos de criação, no dia 14 de julho. As festividades para celebrar a data ocorrem nos dias 11 e 12 de julho.
A programação do primeiro dia (11) é voltada para ações culturais com palestras, exposições de artesanato, apresentação teatral, show regional e o tradicional parabéns. O evento ocorre na Praça Vanda Ribeiro, no município de Caseara.
No dia 12, as ações continuam no Parque Estadual do Cantão, com o 1o Trail Run do Cantão, entrega de equipamentos de apoio aos condutores ambientais; plantio de mudas e distribuição de brindes. Para as crianças pintura facial e oficina de massinha.
O presidente do Naturatins, Ricardo Fava, informa que a celebração é para sensibilizar a comunidade sobre a importância do PEC para o ecossistema e o turismo do Estado. "Nos empenhamos para preservar o Parque e trabalhar em conjunto com a comunidade local. A gestão desenvolvida dentro do Cantão é considerada modelo por órgãos que atuam no setor e vamos melhorar cada vez mais as ações desenvolvidas no local", disse.

Todas as atividades de comemoração de aniversário do Parque são abertas ao público.

Modelo de gestão

Além de ser um ponto de encontro entre os biomas Cerrado, Pantanal e Amazônia, o parque localizado a 260 km de Palmas, é considerado exemplo de gestão. O reconhecimento é fruto da parceria entre o Governo do Estado e o Ministério do Meio Ambiente, por meio do programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA).

Das 95 Unidades apoiadas pelo ARPA, o Parque está entre as sete UCs do país com os melhores resultados que implicaram no seu ingresso na fase III, que dará continuidade ao Programa pelos próximos 25 anos.

PEC
O Parque Estadual do Cantão foi a primeira unidade de conservação de proteção integral criada no Tocantins, no dia 14 de julho de 1998, por meio da Lei Estadual 996. É uma das áreas protegidas mais importantes da Amazônia brasileira, devida a sua grande riqueza biológica.
Aberto oficialmente ao uso público em 2008, o Cantão tem grande potencial turístico, com destaque para as praias dos rios Araguaia e Coco e trilhas ecológicas.
O parque protege 325 espécies de aves, 299 espécies de peixes, a maior população do recém-descoberto boto no Araguaia: o Inia Araguaiensis; maior população de ariranhas, onças-pintadas, jacaré-açu, harpias, entre outros animais.

Programação

11/07
16h - Briefing da corrida;
18h - Feira com produtos e artesanatos do entorno;
19h - Abertura solene com convidados e autoridades;
19h20 - Apresentação com o grupo - Os Desbravadores;
19h40 - Formatura dos Condutores Ambientais e entrega de equipamentos - Pró Cantão;
20h20 - Palestra - Histórico do PEC - Instituto Araguaia;
20h50 - Apresentação teatral - O Cantão e seus 17 anos - professor da UFT, Marcial Azevedo;
21h20 - Lançamento da música do Cantão, do músico e compositor Almir Mesquita;
22h - Parabéns ao PEC;
22h10 - Show regional.

12/07
07 h - Largada- Corredores do Cantão Infantil: CCtrekking, Cerrado Extreme, Scyfra Trzil Rumming e Equipe Gustavo Borges;
07h30 - Largada- Categoria Iniciante e Avançado; CCtrekking, Cerrado Extreme, Scyfra Trzil Rumming e Equipe Gustavo Borges;
08h30 - Chegada prevista e premiação;
08h45 - Café da manhã no PEC;
09h - Largada- Trilha de bicicleta;
10h - Chegada prevista e sorteio;
11h - Plantio de mudas nativas em área degradada no Porto dos Torrãozeiros;
11h20 - Distribuição de mudas nativas-PEC;
11h40 - Encerramento do evento.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2015/7/6/primeira-unidade-de-conservacao-do-tocantins-celebra-17-anos-de-criacao-com-programacao-especial/
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cantão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.