Presidente do ICMBio assina nesta quarta parceria para melhorar gestão do Parque do Caparaó

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 02/12/2009
O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Rômulo Mello, participa nesta quarta (02), no Espírito Santo, da solenidade de assinatura de convênio entre os governos local, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), e de Minas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), para recuperar áreas degradadas do entorno do Parque Nacional do Caparaó, que fica entre os dois estados.

Na ocasião também será firmado entre os governos do Espírito Santo e de Minas Gerais e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) um Termo de Cooperação Técnica para a o início de uma parceria na gestão do Parque Nacional do Caparaó. As ações prevêem, por exemplo no Espírito Santo, maior disponibilidade de uso público do parque, para garantir o incremento do turismo na região.

Estarão presentes na solenidade, marcada para as 10h no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Ufes, no município de Jerônimo Monteiro (ES), o vice-governador, Ricardo Ferraço, a secretária do Meio Ambiente do Espírito Santo, Maria da Glória Brito Abaurre, o secretário de Meio Ambiente do Governo de Minas Gerais, José Carlos Carvalho, além de representantes da Ufes e de prefeituras da região do Caparaó.

CONVÊNIO - O convênio que vai recuperar as áreas do entorno do parque, denominado "Rede de Sementes Florestais do Entorno do Caparaó e Bacia do Itapemirim", irá possibilitar a produção de sementes e mudas de qualidade. Por ele, potenciais propriedades para produção de sementes de espécies nativas serão identificadas por imagens de satélite da região, e seus proprietários serão convidados a participar do programa, recebendo capacitação e mudas. Esse grupo dará origem a uma rede de venda de sementes certificadas e, com a garantia de qualidade do produto, tem tudo para se tornar um braço forte no combate ao comércio clandestino de sementes.

De acordo com o gerente de Recursos Naturais do Iema, Marcos Sossai, esta é a maior ação entre os dois governos na produção de sementes para recomposição florestal. "As ações do convênio irão possibilitar a estruturação de um laboratório de sementes no CCA com capacidade de beneficiar sementes de cerca de 250 espécies nativas e um herbário, que irá receber mais de 500 espécies de mudas da Mata Atlântica e auxiliar a identificação de sementes".

PARQUE - O Parque Nacional do Caparaó dispõe de cachoeiras e piscinas naturais de água cristalina, trilhas rodeadas do bioma Mata Atlântica e que podem levar a paisagens exuberantes de um dos pontos mais altos do País, o Pico da Bandeira (2.891,9 metros).

Um paraíso entre o Espírito Santo e Minas Gerais, o Parque Nacional do Caparaó foi criado em maio de 1961, pelo decreto federal n.50.646, assinado pelo então Presidente da República Jânio Quadros. Além do terceiro pico mais alto do país, o Pico da Bandeira, abriga o Pico do Cristal (2769,7m) e o Pico do Calçado (2.766m).
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Caparaó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.