Por céus mais cinzentos

((o))eco - http://www.oeco.org.br/ - 04/05/2015
A águia-cinzenta (Urubitinga coronata, Harpyhaliaetus coronatus ou Buteogallus coronatus) é uma espécie de águia campestre típica da Argentina, Bolívia, Paraguai e Brasil. Aqui, ela é encontrada nas regiões central e leste-meridional, de São Paulo, Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, nos biomas Cerrado, Caatinga e Pampa. A espécie é rara e necessita de uma grande área de vida (cerca de 500km² ou 50.000ha por indivíduo), motivos pelos quais a destruição do habitat -- pela agricultura mecanizada, criação de gado intensiva, florestação, gramíneas invasoras, o uso excessivo de pesticidas e queima anual -- e a caça são ameaças devastadoras. Estima-se que a população no Brasil esteja entre 150 a 600 indivíduos maduros, e estes números tendem a diminuir. Por estas razões a águia cinzenta foi categorizada como Em Perigo (EN), pela Lista do ICMBio e pela IUCN.

A espécie encontra proteção em 21 unidades de conservação brasileiras, entre as quais estão o Parque Nacional de São Joaquim, Parque Nacional do Iguaçu, Parque Nacional da Chapada Diamantina e o Parque Nacional da Serra da Canastra.



http://www.oeco.org.br/especies-em-risco/29099-por-ceus-mais-cinzentos
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Iguaçu
  • UC Chapada Diamantina
  • UC Serra da Canastra
  • UC São Joaquim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.