Polícia investiga origem de incêndio em serra no Tocantins

G1 - http://g1.globo.com - 17/08/2010
A Delegacia de Crimes contra o Meio Ambiente do Tocantins investiga a origem do incêndio que, segundo o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), destruiu mais de 60% do Parque Estadual do Lajeado, em Palmas. O fogo começou em 6 de agosto e foi controlado no domingo (15). Ainda há pequenos focos de incêndio no local.

"Estamos aguardando a conclusão de um laudo pericial que vai nos ajudar a identificar as causas do incêndio e se ele foi ou não criminoso. A perícia foi feita na semana passada e o laudo tem de dez a 15 dias para ser concluído", diz ao G1 o delegado Fernando Ubaldo Monteiro Barbosa.

Barbosa explica que o laudo é capaz de identificar o local do início do fogo e por que ele foi provocado. Na investigação da polícia também são ouvidos moradores da região da Serra do Carmo, onde está localizado o parque.

"É possível que tenha sido um incêndio criminoso, mas pode ter sido espontâneo, ou ainda culposo, sem intenção. Na região é comum a população realizar queimadas para o preparo da terra para plantio ou pasto", afirma o delegado.As chamas que atingiram a Serra do Carmo danificaram, além do parque, chácaras e áreas de preservação na região.


http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/08/policia-investiga-origem-de-incendio-em-serra-no-tocantins.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lajeado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.