Plano protege répteis e anfíbios ameaçados

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 20/05/2013
O Diário Oficial da União (DOU) desta quarta (29) traz portaria assinada pelo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentin, oficializando a versão revisada do Plano de Ação Nacional para Conservação da Herpetofauna Insular Ameaçada de Extinção, também chamado de PAN Herpetofauna Insular. O plano inicial foi aprovado em 2010.

O PAN Herpetofauna Insular tem o objetivo proteger e recuperar o ambiente e as espécies de répteis e anfíbios ameaçados de extinção, com ênfase nas espécies endêmicas (exclusivas) das ilhas marinhas do Arquipélago dos Alcatrazes e Ilha da Queimada Grande. A ideia é reverter os processos de ameaças.

O texto contempla três espécies de serpentes (Bothrops alcatraz, Bothrops insularis e Dipsas albifrons cavalheiroi) e uma de anfíbio (Scinax alcatraz) ameaçadas de extinção e abrange ilhas marinhas localizadas no litoral do Estado de São Paulo, compreendendo a Área de Relevante Interesse Ecológico Ilhas da Queimada Pequena e Queimada Grande, a Estação Ecológica Tupinambás e as Ilhas do Arquipélago dos Alcatrazes.

As ações deverão ser realizadas até dezembro de 2015, com supervisão e monitoria anual a cargo do Centro Nacional de Pesquisa de Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN), centro especializado do ICMBio.

Segundo a chefe do RAN, Vera Lúcia Ferreira Luz, já está programada uma oficina de monitoria para o período de 17 a 21 de junho, na Academia Nacional da Biodiversidade (Acadebio), centro de formação do ICMBio em Iperó (SP).



http://www.icmbio.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=4020&Itemid=172
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tupinambás
  • UC Ilhas Queimada Pequena e Queimada Grande
  • UC Arquipélago de Alcatrazes
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.