Piscina natural terá limite de visitantes em Parque Nacional

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 28/07/2014
O Parque Nacional da Serra da Bocaina (SP) realizou nos dias 26 e 27 de julho o "2o Teste de Controle de Número de Visitantes na Piscina Natural Caixa D´Aço", em Trindade/Paraty (RJ). A Associação de Barqueiros e Pequenos Pescadores de Trindade (ABAT) participou da ação.

O objetivo do teste é reduzir os impactos ambientais da visitação à piscina natural, garantindo que espécies da fauna e flora marinha continuem vivendo com qualidade na Unidade de Conservação (UC). "Definimos que o melhor é limitar em 59 pessoas ao mesmo tempo na piscina natural Caixa D´Aço a cada 45 minutos. A capacidade inicial era de 80 pessoas", disse o analista ambiental Thiago Straus Rabello.

Na ocasião, o atrativo teve monitoramento de qualidade ambiental, da satisfação dos visitantes e da satisfação dos barqueiros, mas o mau tempo impediu que as atividades acontecessem conforme o previsto. "Em nenhum momento o atrativo atingiu o número máximo de visitantes. Para o próximo teste, a ser realizado em novembro, vamos agilizar a inscrição para o acesso e melhorar a aplicação do questionário de satisfação do visitante", explicou Rabello.

Ao todo, 30 pessoas, entre voluntários, sócios da ABAT, monitores e funcionários do Parque, participaram das atividades.

Sobre o Parque Nacional da Serra da Bocaina

O Parque Nacional da Serra da Bocaina tem 104 mil hectares e é uma das maiores áreas de proteção da Mata Atlântica. Localiza-se em um trecho da Serra do Mar, na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Apresenta paisagens diversificadas e grande riqueza de fauna e flora, incluindo espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Possui também altitudes superiores a 2 mil metros em relação ao nível do mar.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4926-piscina-natural-tera-limite-de-visitantes-em-parque-nacional.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.