Pesquisa busca melhorar qualidade de vida de moradores da Flona de Ipanema

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 06/05/2011
O Centro Universitário Senac desenvolve um trabalho de pesquisa sobre a Floresta Nacional (Flona) de Ipanema e as comunidades residentes no interior e entorno. A Flona de Ipanema é uma unidade de conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), localizada em Iperó (SP).

A pesquisa tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da comunidade local e foi dividida em cinco áreas de atuação: análise e mapeamento hidrológico; uso e ocupação do solo; patrimônio cultural e manejo do solo; ecoturismo; e interesses econômicos em jazidas de fosfato.

"Nosso foco é a comunidade que vive dentro dos limites da Flona e também duas comunidades que extrapolam o limite da unidade, pois elas utilizam água oriunda do Rio Ribeirão do Ferro para abastecimento e consumo sem nenhum tipo de tratamento", informou Andres Fatoreto, estudante de Gestão Ambiental e um dos integrantes da Pesquisa que é Coordenado pela Professora, Emília Seo e orientado pelo Professor, Estefano Gobbi. "Nosso objetivo é levar informações sobre a qualidade da água e saneamento à população daquela região".

Andres afirmou ainda que os grupos foram divididos com uma idéia central de apoiar a Flona em possíveis intervenções e correções do ambiente. "Após irmos a campo, encontramos a questão social, onde conseguimos encaixá-los com focos primários e secundários", concluiu.



http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/843-pesquisa-busca-melhorar-qualidade-de-vida-de-moradores-da-flona-de-ipanema
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ipanema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.