Peixe-boi órfão ganha novo lar no Amazonas

Globo Amzônia - www.globoamazonia.com - 13/02/2009
Depois de ser pego em uma rede de pesca em Atalaia do Norte (AM), na divisa com o Peru, passar dois meses preso em um poço e ser entregue ao Ibama, um filhote de peixe-boi que perdeu a mãe ganhará um novo lar na reserva de Mamirauá, no Amazonas.

Ele foi transportado de Tabatinga, no extremo oeste brasileiro, até a cidade de Tefé, próxima a Manaus, em uma piscina para crianças, no teto de um barco. Apesar de medir 1,63 metro de comprimento e pesar 64 quilos, especialistas o consideraram desnutrido. "É um animal bem magro", comenta Cristina Silva, bióloga do Ibama em Tefé.

Para crescer em segurança e adquirir a capacidade de se virar sozinho, ele passará a morar em um criadouro especialmente construído para a recuperação de peixes-bois. "É como se fosse um grande engradado, que fica suspenso por bóias. O animal fica no ambiente natural, em água corrente, interagindo com peixes", explica Miriam Marmontel, pesquisadora de mamíferos aquáticos do Instituto Mamirauá.

No criadouro, que é mantido com a ajuda de ribeirinhos, o peixe-boi receberá tratamentos veterinários, será amamentado e terá que perder o carinho com seres humanos. "Precisamos desapegá-lo para que ele tenha medo de caçadores", conta Marmontel.

Depois que estiver recuperado e ganhar novamente a liberdade, o peixe-boi receberá um aparelho eletrônico que transmitirá a sua localização, e será monitorado por biólogos. Espera-se que, quando adulto, ele tenha quase três metros de comprimento e pese entre 200 e 300 quilos.
UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mamirauá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.