Parque Nacional da Serra do Cipó encanta turistas e pesquisadores

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 09/06/2014
A Serra do Cipó é um refúgio perfeito para os que buscam contato com a natureza. Distante apenas 100 km de Belo Horizonte (MG) e 77 Km do Aeroporto de Confins, a região é famosa pelas belezas naturais, especialmente, as cachoeiras e os rios. Localizada na área central do estado de Minas Gerais, a Serra do Cipó, abriga também 40 sítios arqueológicos, que despertam o interesse de turistas e pesquisadores. Lá estão os abrigos utilizados para enterramentos ritualizados mais antigos de todo o mundo. Os primeiros humanos chegaram à região cerca de 10 mil anos atrás.

No município de Jaboticatubas (MG) fica a sede do Parque Nacional da Serra do Cipó, um dos mais belos e importantes destinos ecoturísticos do país. Às margens da Estrada Real, que liga o Rio de Janeiro a Diamantina - aberta no início do século XVIII - o Parque está situado onde ficava a antiga Fazenda do Cipó. Na área do Parque foram catalogados seis sítios arqueológicos onde o visitante pode contemplar rochas com pinturas rupestres.

A técnica em meio ambiente, Edwiges Araújo, se mudou de Belo Horizonte para Santana do Riacho depois que conheceu a região. "Assim que conheci a Serra do Cipó, eu me enamorei desse lugar. Um lugar cinematográfico". Apaixonada pelo Parque, ela faz parte do grupo de voluntários que ajuda na conservação do local e orientação aos visitantes.

Recém-casada, a professora Renata Lopes Salvador, de Belo Horizonte, escolheu a Serra do Cipó para passar a lua de mel com o marido Rafael. "Lua de mel é o momento que você está com a pessoa que ama, fazendo coisas que os dois gostam. O meu marido é ambientalista, eu professora de história, tem tudo a ver [com o Parque]", explica a professora. Eles estiveram nos principais atrativos do Parque, como a cachoeira da Farofa.

Distante 8 km da entrada, aqueles que encaram a caminhada até a cachoeira da Farofa, longa porém fácil, são recompensados pela beleza da queda livre (com mais de 40 metros de altura) e pelo banho nas águas cristalinas do Córrego Grande. "Um lugar de paz. Um lugar para a gente esquecer a selva de pedra em que a gente vive. Você esquece do trabalho, dos problemas. É bacana demais", afirma Renata.

Se a proposta do visitante é um passeio familiar, o Circuito das Lagoas é a melhor opção. Distante apenas 2 km do Centro de Visitação, a caminhada em terreno plano é acessível até para pessoas com deficiência física moderada. Um mirante com rampa para cadeirantes proporciona uma visão privilegiada dessa área do Parque. Além de admirar a natureza e tomar um banho no encontro dos rios Bocaina e Mascates, o local é próprio para piqueniques e para descansar. "A caminhada foi tranquila. Boa para todas as idades", recomenda a jornalista Maria Carolina Melo, do Rio de Janeiro. "Amanhã quero ir de bike até o cânion das Bandeirinhas", planeja.

Apesar de ficar mais distante - 12 km em uma trilha que inclui travessia de riachos e uma subida em meio a raízes de árvores - o cânion das Bandeirinhas também é muito visitado. Com cerca de 4km de extensão é cercado por paredões e tem várias cachoeiras e piscinas naturais ao longo do Ribeirão Bandeirinhas. "Foi um pouco cansativo. Mas, a chegada foi um espetáculo! A gente dá um mergulho e já quer sair andando de novo, de tão revigorante que é", explica o aposentado Nilton Aparecido da Silva, de Ribeirão Preto (SP), que visitou o Parque com a esposa. Esse passeio dura o dia inteiro e é mais adequado para a época da seca (de junho a setembro), quando os rios estão com menor volume de água.

Quase todos os atrativos do Parque Nacional da Serra do Cipó podem ser visitados de bicicleta. Por isso, é chamado de "paraíso do mountain bike", pelos adeptos dessa modalidade esportiva. Além de cenários privilegiados para fotos, os amantes de aventura encontram paredões para a prática de alpinismo, cavernas e trilhas curtas e longas, com diferentes graus de dificuldade.

Em todas as situações, é indispensável passar pelo Centro de Visitação do Parque para obter orientação, antes de seguir para os atrativos. "Nosso intuito é que o visitante vivencie a singularidade do local, reflita sobre a importância da preservação e compartilhe a missão de proteger a diversidade regional, que é de todos nós", explica o coordenador de uso público do Parque Nacional da Serra do Cipó, Edward Elias.

O território do Parque está situado entre 591 e 1.704 metros de altitude e abriga dezenas de espécies de mamíferos, anfíbios e aves, como o beija-flor-de-gravata-verde e o pássaro cipó canasteros, próprios da região. Nas partes mais altas, a vegetação predominante é de campos rupestres. Nas partes mais baixas, o cerrado e a Mata Atlântica se misturam aos campos. Ananaz do campo e o araticum são espécies comuns na região, além do pequizeiro, um dos símbolos do cerrado. "Temos uma das floras mais diversas do planeta, com um alto grau de endemismo e mais de 1700 espécies já descritas até o momento. A fauna que aqui habita é igualmente rica e com uma enorme diversidade ainda a ser descoberta", afirma Elias.

A presença do Parque estimulou o crescimento do turismo na Serra do Cipó. Nos fins de semana, as mais de 100 pousadas da região - com estrutura e preços bem variados - costumam ficar lotadas e o movimento no comércio e demais atrativos turísticos também é intenso. Áreas de camping, restaurantes, lojas de artesanato, locadoras de bikes e empresas especializadas em ecoturismo completam a estrutura que atende os visitantes.

Sobre o Parque Nacional da Serra do Cipó

Criado em 1984, o Parque Nacional da Serra do Cipó é gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Tem área total de 33.800 hectares e abrange os municípios mineiros de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro.

A unidade protege hoje diversas espécies da flora e da fauna brasileiras ameaçadas de extinção, ambientes únicos e paisagens que enchem dos olhos daqueles que testemunham suas belezas. Já foram publicados cerca de 1.100 trabalhos científicos entre livros, capítulos de livros, livretos, folhetos e artigos de periódicos (revistas científicas)sobre a Serra do Cipó e sua biota - conjunto de seres vivos de um ecossistema, o que inclui a flora, a fauna, os fungos e outros organismos.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4850-serra-do-cipo-abriga-40-sitios-arqueologicos.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Cipó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.