Parque faz operação para organizar fluxo de turistas em praias de Trindade durante o carnaval

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 18/02/2009
Se você vai passar o carnaval em pousadas ou camping das praias de Trindade, em Paraty, no litoral Sul do Estado do Rio, fique atento: a direção do Parque Nacional da Serra da Bocaina, que abrange grande parte dessa região, realiza, a partir desta sexta-feira (20) e até o domingo depois de carnaval (1o de março), uma grande operação de fiscalização para ordenar o fluxo de turistas na área e evitar agressões ao meio ambiente.

A Operação Verão, como é denominada, envolve 20 fiscais da unidade, que terão o apoio de policiais do Batalhão Ambiental, Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Todo os dias, eles estarão nas praias do Meio e do Caixadaço, que ficam dentro dos limites do parque, para orientar as pessoas sobre os cuidados que devem ter para preservar a área.

Algumas restrições já foram definidas. A partir de sexta-feira, ficam proibidas nas duas praias as atividades de camping, estacionamento de traillers, realização de shows e eventos noturnos e o comércio ambulante. Por isso, a direção do parque recomenda aos turistas que quiserem visitar a região nesse período para se informar com antecedência sobre vagas em camping e estacionamentos.

TENDAS - Ainda durante a operação, a direção do parque manterá tendas no local, com servidores treinados para dar todas as informações aos turistas. A direção providenciou ainda a instalação de placas indicativas dos limites do parque e a sinalização das trilhas. Um dos pontos que merecerão maior controle é a piscina natural. Além de agredir o ecossistema, o fluxo desordenado de pessoas no local compromete a qualidade do passeio dos visitantes.

A Operação Verão será realizada em parceria com as equipes da Área de Proteção Ambiental (APA) Cairuçu, da Estação Ecológica (Esec) Tamoios, da Polícia Militar (Batalhão Ambiental) do Rio de Janeiro, da Capitania dos Portos, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, da Prefeitura de Paraty, da Econsenso, da Associação Cairuçu, da Associação dos Barqueiros, da Associação de Moradores de Trindade e da Companhia Trindade de Desenvolvimento Territorial.

PROJETOS - Segundo o chefe do Parna, Francisco Livino, o projeto de uso público das praias do Meio e do Caixadaço para os próximos anos inclui a substituição dos atuais quiosques pelas estruturas de uso público previstas na revisão do plano de manejo. A idéia é repassar à comunidade local a exploração comercial dos futuros pontos.

O projeto prevê também a instalação de um posto de informações, com exposições interpretativas, lojas de souvenires e lanchonete, e a implantação de equipamentos facilitadores para os turistas, como trilha de acesso à praia do Caixadaço e a construção de um deck para permitir o desembarque de visitantes na piscina natural.

Estas ações - que fazem parte do projeto de resgate do parque, batizado de "Nova imagem", a ser concluído em fevereiro de 2011, quando a unidade completa 40 anos - vão oferecer mais qualidade, segurança e informação ao visitante, ao mesmo tempo em que reduzirão os impactos da visitação ao ecossistema local.

Ascom/ICMBio
(61) 3316-1972
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  • UC Cairuçu
  • UC Tamoios (ESEC)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.