Parque Estadual do Jalapão celebra 8 anos de existência

ICMBio - www.icmbio.gov.br/ - 12/01/2009
Em comemoração aos oito anos de criação do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), a equipe da unidade realiza hoje (12), a partir das 19h, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), um culto ecumênico com a participação da comunidade para celebrar a data.

Além disso, também haverá a eleição da logomarca do parque. A escolha faz parte de um dos projetos desenvolvidos com a comunidade do entorno em resposta ao modelo de gestão participativa do PEJ.

E contou com a participação de cerca de 317 alunos integrantes de quatro escolas da rede pública de ensino dos municípios de Mateiros e São Felix. Dos 317 desenhos com a temática do parque, foram selecionados 15 para serem escolhidos, em votação, pela comunidade. Ao final do concurso o desenho escolhido será a nova logomarca da Unidade de Conservação.

A unidade é considerada um importante patrimônio ecológico e biológico, pois protege ecossistemas diversificados, além de abrigar espécies endêmicas, raras e ameaçadas de extinção, como exemplo a arara azul, o lobo-guará, a onça-pintada, o tamanduá-bandeira e o pato-mergulhão.

Possui uma área com predominância de cerrado como vegetação típica, além de também ser composta por formações campestres, florestais, matas ciliares e de galeria, e cerradão. O relevo é formado com chapadões e planaltos e abriga diversas nascentes de água. O solo é arenoso e faz com que a região seja frágil aos impactos humanos.

Sobre o Jalapão - O Jalapão/Chapada das Mangabeiras conecta cinco unidades de conservação: Estação Ecológica Serra Geral (divisa TO/BA); Parque Nacional Nascentes do Parnaíba (PI/MA/TO/BA); APAs Serra da Tabatinga e do Jalapão (TO); e Parque Estadual do Jalapão (TO).

Elas formam um grande corredor de proteção da biodiversidade por onde os animais transitam e procriam em segurança, a flora com isso fica conservada, e as belezas cênicas preservadas para as futuras gerações. O "coração" do corredor ecológico é formado por quatro municípios tocantinenses: Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix e, Rio da Conceição.

Com 31 mil km 2 o Jalapão/Chapada das Mangabeiras une as áreas protegidas de 17 municípios de quatro estados: 11 no Tocantins, quatro no Piauí, um no Maranhão e um na Bahia, com uma população estimada em 20 mil pessoas.

Os onze municípios do Tocantins que fazem parte do corredor Jalapão - Chapada das Mangabeiras são Lizarda, Rio Sono, Porto Alegre do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins, Novo Acordo, Dianópolis, Rio da Conceição, Almas, e, Lagoa do Tocantins. Os quatro municípios do Piauí são Barreiras do Piauí, Gilbués, São Gonçalo da Gurguéia e Corrente. O município baiano é Formosa do Rio Preto, e o maranhense é Alto Parnaíba.

Ascom/ICMBio
61 3316-1974
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas