Parque Estadual do Cantão recebe centenas de turistas no mês das férias

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 11/08/2015
O Parque Estadual do Cantão (PEC) foi destino de aproximadamente 300 turistas no mês de julho. Compreendido em uma área de mais de 90 mil hectares, o PEC, localizado entre Caseara e Pium, a 260 km de Palmas, chama atenção por sua diversidade em fauna e flora.

Para o turista que visita o local, o Centro de Atendimento ao Turista disponibiliza exposições fotográficas e condutores ambientais habilitados para guiar os visitantes pelas trilhas do Cantão.

Para a gerente do PEC, Vanusia Ribeiro, o local está em condições excelentes para fomentar o turismo. "As instalações passaram por reformas recentemente e a cada vez estamos investindo em melhorias físicas e na capacitação dos servidores", informou. Vanusia explica que o foco central é sempre trabalhar o turismo voltado para a proteção e a preservação do meio ambiente.

Para a empresária goiana, Andreia Duarte, o Cantão foi uma grande surpresa. "Já tinha ouvido falar, mas agora tive a oportunidade conhecer e vi de perto a dimensão do local. Isso aqui é natureza pura, pura, sem intervenções. E que o Parque continue sendo preservado sempre", destacou.

Atualmente, o trabalho realizado pela equipe da Unidade de Conservação e Proteção Ambiental do Cantão, composta por técnicos, guarda-parques, administrativos e inspetores de recursos naturais, viabiliza o uso público do local. Todos os dias são feitos trabalhos de proteção e manejo, combate à caça e pesca predatória, cuidado com os acessos na parte interna do Parque.

PEC

O parque protege 325 espécies de aves e 299 de peixes, mais do que qualquer outra unidade de conservação do Brasil. Possui ainda a maior população do recém-descoberto boto do Araguaia; além da maior população de ariranhas restante no mundo. O PEC foi criado há 17 anos e tem uma área de cerca de 90 mil hectares, com três biomas: cerrado, floresta amazônica e pantanal.




http://naturatins.to.gov.br/noticia/2015/8/11/parque-estadual-do-cantao-recebe-centenas-de-turistas-no-mes-das-ferias/
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cantão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.