Paisagens brasileiras integram coleção internacional de livros de geomorfologia

Agência FAPESP - http://agencia.fapesp.br/ - 28/04/2015
A editora europeia Springer, em parceria com a Associação Internacional de Geomorfologia (IAG, na sigla em inglês), lançou o livro Landscapes and Landforms of Brazil, que integra a coleção The World Geomorphological Landscapes e traz informações da geomorfologia de 36 paisagens de todas as regiões brasileiras.

Editada por Bianca Carvalho Vieira, da Universidade de São Paulo (USP), André Augusto Rodrigues Salgado, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Leonardo José Cordeiro Santos, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a obra reúne o trabalho de 75 pesquisadores sobre a origem e a evolução das paisagens selecionadas.

Segundo Vieira, o objetivo é contribuir com o desenvolvimento da geomorfologia brasileira e torná-la mais conhecida internacionalmente.

"Trata-se da primeira obra em inglês sobre a geomorfologia do Brasil, descrevendo a maior parte dos sítios geomorfológicos brasileiros, não apenas as paisagens, mas também processos geológicos, o solo, a vegetação e o clima", explicou.

Todas as paisagens são apresentadas pelo ponto de vista da Geomorfologia, ramo da Geografia que estuda as diversas formas do relevo da superfície terrestre, tratando dos processos que levaram à sua formação e evolução.

De acordo com a pesquisadora, a publicação buscou cobrir boa parte da extensa variedade de paisagens brasileiras, suas estruturas geológicas e condições ambientais, entre outros elementos apresentados ao longo dos 36 capítulos. A obra também trata de como as paisagens influenciaram a ocupação humana das regiões.

Regiões e paisagens

A primeira parte do livro apresenta um panorama da localização do Brasil, da evolução geológica e geomorfológica do território brasileiro e do passado e presente do clima do país. Em seguida são apresentadas 36 paisagens brasileiras e seus contextos.

Da região Nordeste o livro destaca a Baía de Todos os Santos, a Chapada Diamantina e o sítio geológico de Itatim, na Bahia; o arquipélago de Fernando de Noronha e o Parque Nacional do Catimbau, em Pernambuco; os Lençóis Maranhenses e a Chapada das Mesas, no Maranhão; a Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte; e a Chapada do Araripe, no Ceará.

Da região Norte, os arquipélagos de Anavilhanas e Maiuá, no Amazonas, e o Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins.

No Sudeste, a planície costeira de Bertioga, em São Paulo; a bacia do Rio Peruaçu, a Lagoa Santa Karst, o Quadrilátero Ferrífero e o Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais; Pancas, no Espírito Santo; e a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

No Centro-oeste, o Pantanal, no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, e a Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

No Sul, a Baía de Antonina, os Campos Gerais do Paraná, a Ilha do Superagui e Foz do Iguaçu, no Paraná, e a Ilha de Santa Catarina, parte da capital catarinense, Florianópolis.

Também são apresentados os aspectos geomorfológicos da Serra do Mar, entre o Rio de Janeiro e Santa Catarina; do Maciço do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais; do Cânion do Itaimbezinho, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina; e da Serra do Espinhaço, entre Minas Gerais e a Bahia.

"A linguagem do livro é acessível ao público que não tem conhecimentos técnicos em geomorfologia, com informações simplificadas de todas as paisagens. As páginas são todas ilustradas, com mapas das regiões retratadas e fotografias de diversos ângulos, algumas aéreas", disse Bianca Carvalho Vieira.

Todos os capítulos da obra passaram por revisão por pares e pela avaliação dos editores nacionais e do editor internacional, Piotr Migon, do Departamento de Geografia da Universidade de Wroclaw, na Polônia, membro do Comitê Executivo da IAG.

A coleção The World Geomorphological Landscapes conta ainda com obras sobre paisagens de Portugal, Espanha, Hungria, República Tcheca, Colômbia, Etiópia, África do Sul, Namíbia e Índia.

Landscapes and Landforms of Brazil
Editores: Bianca Carvalho Oliveira, André Augusto Rodrigues Salgado e Leonardo José Cordeiro Santos
Lançamento: 2015
Preço: US$ 99 (US$ 129 capa dura)
Páginas: 403
Mais informações: www.springer.com/br/book/9789401780223



http://agencia.fapesp.br/paisagens_brasileiras_integram_colecao_internacional_de_livros_de_geomorfologia/21061/
Produção Cultural:Literatura

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Canastra
  • UC Jalapão
  • UC Catimbau
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.