Operação Verão é bem recebida por turistas no Parque Nacional da Serra da Bocaina

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 06/03/2009
O Parque Nacional da Serra da Bocaina realizou entre os dias 19 de fevereiro e 1o de março, a Operação Verão 2009. O objetivo foi o de ordenar o turismo na área litorânea da região de Trindade. O saldo foi praias e trilhas mais limpas, turismo melhor ordenado e o início da consolidação da presença do Parque Nacional da Serra da Bocaina em Trindade, selando a parceria e a gestão compartilhada com a comunidade local.

A Operação contou com mais de 20 servidores do ICMBio, entre analistas Ambientais, técnicos e fiscais, que tiveram o apoio de representante da Defesa Civil, de um destacamento do Batalhão Florestal da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e de parcerias locais, como a Prefeitura Municipal de Paraty, a Associação de Moradores de Trindade, a Associação de Barqueiros e Pescadores Artesanais de Trindade, o Ecosenso e a Associação Cairuçu.

A Operação também teve o apoio do Parque Nacional do Itatiaia, da Área de Proteção Ambiental Cairuçu e da Estação Ecológica Tamoios. Foram envolvidas sete viaturas do ICMBio, a embarcação "Bocaina", o helicóptero do Núcleo de Operações Aérea (NOA) do Ibama e uma viatura da Polícia Florestal.

Mais de três mil turistas passaram pela tenda montada na entrada da Praia do Meio onde ficaram expostos, durante os dez dias da operação, painéis com fotos, mapas e informações sobre os principais atrativos e o Projeto Nova Imagem do Parque, bem como das outras unidades de conservação federais da região, como a Área de Proteção Ambiental (APA) Cairuçu e a Estação Ecologica (ESEC) Tamoios, ambas localizadas no município de Paraty.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  • UC Cairuçu
  • UC Tamoios (ESEC)
  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.