Operação "Dia do Trabalho" no Parque da Serra da Bocaina é um sucesso

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 04/05/2009
A Operação realizada no feriadão do Dia do Trabalho, no fim de semana passado, no Parque Nacional da Serra da Bocaina, no litoral Sul do Rio de Janeiro, na região de Trindade e Paraty, foi um sucesso. A operação faz parte das ações de ordenamento do turismo e de consolidação territorial no parque iniciadas pela direção da unidade no final do ano passado.

A operação teve o objetivo de facilitar o acesso aos principais atrativos com segurança, como a Praia do Cachadaço e a Piscina Natural, assim como nas operações anteriores realizadas no carnaval e na Páscoa. Visitantes e frequentadores do local reagiram bem à iniciativa.

Desta vez, houve a intensificação das ações de monitoramento, controle e fiscalização das praias, trilhas e cachoeiras, com o apoio de dez servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entre analistas ambientais, técnicos e fiscais, e parceria com a Econsenso, a Associação de Moradores de Trindade, a Associação de Barqueiros e Pequenos Pescadores de Trindade e a Associação Cairuçu.

Para o respeito às leis ambientais, durante a operação foi proibido o comércio de ambulantes no interior do Parque Nacional e realizado o controle do fluxo de embarcações dentro da Piscina Natural. Além disso, foram instaladas lixeiras provisórias nas trilhas, num trabalho de sensibilização do turista para que cada um seja responsável por trazer de volta o lixo que gerou durante o passeio.

Todo esse trabalho foi iniciado no final de 2008, a partir da iniciativa da gestão do Parque de dialogar com a comunidade. Assim, moradores e comerciantes vêm sendo estimulados a se envolver com as questões locais, como o acordo das normas de ordenamento, principalmente em relação aos quiosques e áreas de camping e estacionamento localizados na Praia do Meio.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.