Operação Curuá apreende madeira extraída ilegalmente na Rebio Nascentes da Serra do Cachimbo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 27/07/2011
Desde o dia 06 de julho está em curso a Operação Curuá, na Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo, localizada no estado do Pará. Agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade em parceria com o Campo de Provas Brigadeiro Velloso, da Aeronáutica coordenam as ações.

Durante um sobrevoo na região, abordo do helicóptero Black Hawk, da Força Aérea Brasileira (FAB), foi possível constatar dez pontos de desmatamento apontados no Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (DETER).

Foram apreendidos um caminhão, três armas de fogo, duas motoserras e mais de 1.500 metros cúbicos de madeira extraída ilegalmente, encontrada em local de difícil acesso. Além disso, caminhões que transportavam gado sem autorização para dentro da unidade de conservação foram notificados. Ao todo, 13 autos de infração foram lavrados.

Segundo a coordenadora da operação, Cristiane Aguiar, a integração dos participantes foi fundamental para o sucesso da ação. "O apoio e disponibilidade do Campo de Provas Brigadeiro Velloso, a disposição e qualidade técnica da equipe que chegou a trabalhar mais de 40 horas sem descanso, tudo isso somado gerou um resultado acima das expectativas", destacou. A fiscalização continua e deve ser intensificada nos próximos dias.




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/1696-operacao-curua-apreende-madeira-extraida-ilegalmente-na-rebio-nascentes-da-serra-do-cachimbo
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Nascentes da Serra do Cachimbo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.