Operação Celebridade apreende madeira e pescado e aplica multas no valor de R$ 398 mil

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 30/11/2010
Desde o dia 16, fiscais do Instituto Chico Mendes e do Ibama realizam operação na Floresta Nacional de Caxiuanã, no arquipélago de Marajó, no Pará, para coibir a pesca, caça e extração de madeira ilegais, além de desocupar áreas de proteção onde se encontram moradias irregulares. Os trabalhos vão seguir durante o mês de dezembro.

Intitulada Operação Celebridade II, a ação já rendeu mais de dez autos de infração e apreensão de mais de 1.400 m³ de madeira e de mais de 100 kg de pescado, doados para associações comunitárias, além de sete armas de fogo utilizadas para a caça, redes de pesca e espinhel, motosserra, terçados e foices. Foram aplicados mais de R$ 398 mil em multas.

A operação conta com a coordenação do chefe da Flona de Caxiuanã, Carlos Alberto Braga, além de mais três fiscais do Instituto Chico Mendes, os analistas ambientais Andrei T. Cunha Cardoso, Roberta Lavareda e Simone Rabelo.

O grupo contou com a parceria de outras instituições, como Ibama (fiscais Eduardo Lameira e Benedito Pompeu) e Batalhão de Polícia Ambiental do Pará (com o major Solange Ribeiro, subtenente Raimundo Rocha, cabo Jerônimo Silva Neto e o soldado Luiz Paulo Sousa).

A operação é fruto de denúncias feitas pela comunidade local ao ICMBio, ao Ibama e às demais autoridades locais.



http://www.icmbio.gov.br/noticias/operacao-celebridade-apreende-madeira-e-pescado-e-aplica-multas-no-valor-de-r-398-mil
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Caxiuanã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.