Operação Caçador apreende 38 pássaros

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 30/05/2012
Fiscais do Parque Nacional (Parna) do Itatiaia, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Rio de Janeiro, fizeram a apreensão de 38 pássaros em uma residência na zona rural de Visconde de Mauá, entorno da unidade de conservação (UC).

A ação, que ocorreu entre os dias 23 e 27 de maio e teve o apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar e do Núcleo de Operações Especiais da Policia Rodoviária Federal, fez parte da operação "Caçador", que busca coibir crimes ambientais, principalmente caça, captura de pássaros e extração ilegal de palmito-juçara na região de abrangência da UC.

Espécies em extinção

A informação da captura, cativeiro e venda de pássaros foi repassada pelo Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal de Resende que também participou da ação. Dentre os 38 animais encontrados, estavam cinco exemplares de azulão (Cyanocompsa brissonii) e um de cigarra verdadeira (Sporophila falcirostris), espécies ameaçadas de extinção, além de trinca-ferros, coleiros, canários da terra e outros.

Além dos pássaros, muitos deles em gaiolas escondidas no interior da residência, foram encontrados diversos apetrechos de caça como redes de captura, gaiolas, arapucas, apitos, covos, além de munição e material para recarregamento das mesmas.

Os animais que apresentavam condições adequadas para a soltura ganharam liberdade na Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal Serrinha do Alambari e os que não estavam em condições foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama, localizado em Lorena (SP).



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3004-operacao-cacador-apreende-38-passaros.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.