Oficinas com foco no Manejo Integrado do Fogo serão oferecidas no Cantão

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 29/08/2016
Resultado de cooperação entre o Brasil e Alemanha, o Projeto Cerrado-Jalapão em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), promovem entre os dias 29/08 e 02/09, oficina Elaboração dos Planos de Educação Ambiental das Unidades de Conservação (UCs), com foco no Manejo Integrado do Fogo. O treinamento será no Parque Estadual do Cantão, no município de Caseara, distante de Palmas, 262 km, e é direcionado aos gestores das UCs estaduais e federais envolvidas no projeto, além de representantes das regionais e sede do Naturatins, apoiadores da Educação Ambiental.

Segundo a educadora ambiental do Naturatins, Maria Alice dos Santos Reis, participarão da oficina, 20 servidores, além de parceiros, que são representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins). "Com essa oficina, as pessoas que tem o perfil para a educação ambiental, poderão elaborar os Planos de Educação Ambiental de acordo com as suas realidades, já agora a partir de 2016", adiantou.

A oficina será ministrada pela especialista em Administração e Manejo de Unidade de Conservação, Jailma Soares, que atualmente coordena o Plano Integrado de Educação Ambiental do município de Timóteo (MG). "O meu objetivo é colaborar para que os técnicos que trabalham com Educação Ambiental, se apropriem e percebam a importância da construção e elaboração de um Plano de Educação Ambiental, para nortear as ações e contribuir para a sustentabilidade". Ela continua ressaltando que espera construir metas de apoio ao Manejo Integrado do Fogo. "A efetividade dos mesmos, depende dos servidores, mas é imprescindível a institucionalização dos mesmos", concluiu.

A programação da oficina consta temas relativos ao Nivelamento conceitual e embasamento legal, Construção da linha do tempo da Educação Ambiental das UCs, Construção do diagrama interinstitucional, Elaboração de uma matriz de potencialidades intra e interinstitucional, Definição da estrutura organizacional e estratégica, Elaboração de critérios para monitoramento e acompanhamento, Levantamento dos desafios, Definição de indicadores, Cronograma de ações, além de Estudo de caso do Plano Integrado de Educação Ambiental do município de Timóteo - MG.

Projeto Cerrado-Jalapão

O Projeto Cerrado-Jalapão visa aprimorar o Manejo Integrado e Adaptativo do Fogo no Cerrado, contribuindo para a conservação da biodiversidade, para a manutenção do bioma como um sumidouro de carbono de relevância global e para a redução de emissões de gases de efeito estufa. São parceiros deste projeto o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o governo alemão por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), da Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI) e Banco Alemão para o Desenvolvimento Sustentável (KfW), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh) e como gestora financeira, a Caixa Econômica Federal (Caixa).



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/8/29/oficinas-com-foco-no-manejo-integrado-do-fogo-serao-oferecidas-no-cantao/
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cantão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.