Novo incêndio no Parque Nacional de Itatiaia

O Globo, Rio, p. 15 - 27/08/2007
Novo incêndio no Parque Nacional de Itatiaia
Fogo, que pode ter origem criminosa, começou em área de Minas e já destruiu 1,3 hectare de vegetação

Dicler Simões

Um novo incêndio foi detectado no Parque Nacional de Itatiaia. O fogo teria começado em Morro Cavado, na área rural de Itamonte, em Minas Gerais, a 1.200 metros de altitude, na faixa de amortecimento do parque. O incêndio foi detectado às 19h de anteontem.
Duas horas depois, ele já estava a um quilômetro da pousada Alsene, a 2.400 metros de altitude. Soldados do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, aquartelados na pousada e num acampamento próximo, começaram a combater o fogo no início da madrugada de ontem. Há a hipótese de o incêndio ser criminoso.

Posto do Ibama e prédio de Furnas ameaçados
Foi destruído 1,3 hectare de vegetação até agora - o equivalente a pouco mais de um campo de futebol. Caso o fogo não seja debelado, porá em risco a sede do posto 3 do Ibama, o prédio da estação de microondas de Furnas e várias torres de retransmissão da Embratel e de sinais de TV.
Os ventos fortes que sopram desde a madrugada de ontem interromperam de manhã o abastecimento de energia elétrica na estação de microondas e no posto do Ibama. Em conseqüência, foram interrompidas as comunicações de rádio entre a base das operações instalada na estação de microondas e as equipes e os dois helicópteros que trabalham no combate ao fogo.

As equipes que estão há uma semana na Serra da Mantiqueira combatendo o incêndio dentro do Parque Nacional de Itatiaia conseguiram controlar o fogo em duas frentes que restavam. Por causa do acúmulo de material combustível, o tempo seco, o calor e os ventos têm reacendido focos que tinha sido abafados. Cerca de 120 homens trabalham no local.

A equipe foi reduzida por causa do deslocamento de 60 homens para a localidade de Alcobaça, em Petrópolis, no entorno do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, para combater outro incêndio, iniciado sábado.

Ibama afirma que incêndio teria origem criminosa
Hoje são esperados 20 brigadista do Ibama de Minas na Serra de Itatiaia. O incêndio que atinge o parque desde a madrugada de segunda-feira passada teria origem criminosa, segundo o Ibama, que localizou ontem o ponto onde surgiu o fogo.

- Temos os indícios de que o incêndio se originou numa fazenda na cidade de Aiuruóca, na área de amortecimento do lado de Minas. Eles foram queimar o pasto, o fogo escapou do controle e se alastrou - disse o superintendente regional do Ibama, Rogério Rocco.

O Globo, 27/08/2007, Rio, p. 15
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.