Nova ação de órgãos ambientais para conscientizar turistas e ordenar a visitação em Áreas Naturais Protegidas em Paraty

Corredores - www.corredores.org.br - 11/02/2010
Paraty, no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, preserva um dos mais importantes remanescentes de Mata Atlântica do país. O Parque Nacional da Serra da Bocaina (RJ/SP), com 40,3% de sua área total no município, a Área de Proteção Ambiental Cairuçu e a Reserva Ecológica da Juatinga são Unidades de Conservação Ambiental criadas para assegurar a conservação dos ecossistemas da região. As UC's, como são chamadas, são áreas com características naturais relevantes e limites definidos, sob regime especial de administração e que visam garantir a conservação da natureza. Em conjunto, estas unidades abrangem desde áreas costeiras até vertentes íngremes da Serra do Mar que alcançam mais de dois mil metros de altitude. Possuem diferentes ambientes como restingas, manguezais, floresta ombrófila e campos de altitude, e abrigam mamíferos como o sagui, o bugio, o tamanduá-mirim, a lontra, a capivara, o ouriço e o veado-mateiro, entre outros.

No fim de ano os visitantes de Trindade, Praia do Sono e Ponta Negra receberam informações sobre os atrativos naturais e culturais da região, regras de uso público das Unidades de Conservação Ambiental e cuidados que o turista deve ter com o meio ambiente. A ação foi realizada pelo O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Além de orientar o visitante, os órgãos ambientais vêm realizando a contagem de veículos e pessoas que circulam na região.

No Carnaval 2010 a ação será ampliada com a montagem de dez postos de controle e contagem e distribuição de 10.000 panfletos com um pequeno questionário que deverá ser preenchido pelos visitantes nos postos de controle. A idéia é conhecer os fluxos de visitação, os meios de locomoção e hospedagem, o tempo de permanência e o perfil sócio-econômico dos visitantes das Unidades de Conservação Ambiental de Paraty.

Os dados gerados serão utilizados em estudos visando o ordenamento do uso público das UC's. A Operação deverá iniciar-se na manhã do dia 12/02 e terminar na tarde do dia 17/02.

Numa segunda etapa do trabalho a ser realizada ainda em 2010, os técnicos querem conhecer a capacidade de acomodação de pessoas nos campings localizados no interior das áreas protegidas, sendo que as áreas com risco de inundação, queda de árvores ou deslizamentos de terra, serão desconsiderados como área útil para camping. Esta fase incluirá entrevistas com pessoas que exploram atividades de camping e avaliações realizadas pelos técnicos e consultores dos órgãos ambientais com base na legislação sobre o tema.

A médio prazo, em uma terceira etapa, será realizado o estudo de capacidade de suporte para conhecer os limites que o ambiente pode suportar em relação a visitação. Os órgãos ambientais não descartam a possibilidade de limitar o acesso, caso seja necessário, já a partir de 2011. Tal medida se justifica porque foi identificado nos levantamentos já realizados na operação do fim do ano que só a localidade conhecida como Trindade, uma antiga vila de pescadores, por exemplo, recebeu em uma semana cerca de 35.000 visitantes. Esse número corresponde à população de todo o município de Paraty.

Além das ações de ordenamento turístico o INEA e ICMBio também deverão realizar operações de fiscalização para coibir a prática de camping selvagem, fogueiras, coleta de plantas, pichações, etc. A operação deverá envolver cerca de 60 pessoas entre monitores ambientais e analistas ambientais.

Para suprir a carência de pessoal e infraestrutura, os órgãos ambientais articulam parcerias com o terceiro setor, moradores locais, iniciativa privada e com outros órgãos governamentais com atuação na área ambiental visando promover o desenvolvimento sustentável da região. As ações no município de Paraty contam com o apoio da Associação Cairuçu, SOS Mata Atlântica, Econsenso e da Associação de Monitores Ambientais de Paraty - AMAPA.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  • UC Cairuçu
  • UC Juatinga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.