Nota sobre o incêndio na Chapada Diamantina

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 19/11/2015
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informa que brigadistas e voluntários trabalham no combate a três focos de incêndio na Chapada Diamantina (BA), sendo que dois deles estão localizados dentro da área do Parque Nacional. O que atinge a região do Rio Mucugezinho já está sob controle e a equipe de combate realiza agora o trabalho de rescaldo. O outro incêndio dentro do Parque atinge a região do Vale do Capão e é o que mais desperta preocupação, já que fica em uma área de difícil acesso.

O terceiro foco de incêndio é no município de Mucugê. A equipe está trabalhando para que ele não invada a área do Parque. Até o momento não é possível informar o tamanho da área atingida pelo incêndio que já dura 25 dias.

Na região há outros focos de incêndio em áreas bem distantes do Parque, onde o combate ao fogo não é responsabilidade do ICMBio, como o que atinge o município de Senhor do Bonfim, considerado de grande proporção.

Além dos brigadistas do ICMBio, participam das atividades de combate o Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia e da brigada Roseli Nunes (Prevfogo-Ibama), brigada Prevfogo de Brasília, Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Inema) e equipe da Força Aérea Brasileira e o Exército Brasileiro. Há ainda o apoio das brigadas voluntárias dos municípios de Lençóis (BRAL e BVL), Palmeiras (Vale do Capão, Barra e Tejuco), Mucugê (Barriguda), Piatã, Ibicoara (ACV-IB, Bicho do Mato e Radical Chapada), Barra da Estiva (Guerreiros) e Andaraí (CIFA), além de moradores das cidades da Chapada, a exemplo de Seabra, que se apresentam como voluntários.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/7365-nota-sobre-o-incendio-na-chapada-diamantina.html
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada Diamantina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.