Noronha promove curso de interpretação ambiental

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 22/05/2018
Noronha promove curso de interpretação ambiental
Participaram da atividade guarda-parques e condutores que atuam no Parque Nacional.

ICMBio
Publicado: Terça, 22 de Maio de 2018, 15h44


Entre os dias 16 e 18 de maio, foi realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e sua concessionária, a ECONORONHA, o curso de interpretação ambiental para a capacitação de guarda-parques e condutores que atuam no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e que estão diariamente trabalhando na ilha no atendimento ao visitante.

O curso foi ministrado por equipe do ICMBio, composta por analistas ambientais de diferentes unidades de conservação, trazendo elementos e técnicas para o aprimoramento e excelência no atendimento ao público. O objetivo é fortalecer a capacitação dos servidores e proporcionar uma experiência ainda melhor para quem quer conhecer Fernando de Noronha, além de enriquecer e valorizar a integração entre servidores e condutores que trabalham rotineiramente em campo.

Segundo Felipe Mendonça, gestor do ICMBio Noronha, a interpretação ambiental é uma necessidade importante na ilha, uma forma de utilizar os recursos que existem de acordo com os objetivos do atendimento aos visitantes. O curso teve atividades teóricas e práticas, e mostrou aos condutores a necessidade de trabalhem com uma linguagem única para se comunicarem com visitantes e moradores.

Existe a previsão de instalação ainda esse ano de placas de interpretação ambiental no Parque, especialmente no complexo do Sancho, além da construção de um plano de interpretação ambiental, tanto para turistas como para os moradores. "O nosso desafio é estabelecer um elo de ligação do ICMBio com o morador e o turista da ilha. Acreditamos que as ferramentas da interpretação ambiental irão nos auxiliar em estabelecer estratégias de como se dará essa conexão, para melhor nos comunicarmos com estes públicos." afirma Felipe Mendonça.

O curso foi realizado pela ICMBio e a ECONORONHA, com recursos do Projeto GEF Mar e da concessionária, além do apoio da Atalaia Receptivos e da ACITUR.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9640-noronha-promove-curso-de-interpretacao-ambiental
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho de Fernando de Noronha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.