Naturatins aprova a revisão do Plano de Manejo do Parque Estadual do Cantão

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 08/08/2016
Na última sexta-feira, 05, foi publicado no Diário Oficial do Estado do Tocantins no 4678, a Portaria/Naturatins no 274, que aprova a revisão do Plano de Manejo do Parque Estadual do Cantão (PEC), localizado a 259,9km da Capital.

Com apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa/MMA), o plano foi revisto em cumprimento à medida compensatória, oriunda da implantação da linha de transmissão de energia elétrica de 500kv, Itacaiúnas-Colinas, objeto do contrato firmado em 2014, entre a empresa ATE III Transmissora de Energia Elétrica e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto). Após esse período de análise e discussões técnicas, inclusive no âmbito do Conselho Consultivo do Parque, o documento foi aprovado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), órgão executor do plano, conforme previsto no decreto 4340/2002.

A partir desta semana, além da aprovação da revisão do Plano, o presidente do Instituto, Herbert Brito tem o compromisso de promover a ampla divulgação do documento revisado e colocar à disposição de todos, no site oficial do Sistema de Gestão das Unidades de Conservação (Gesto), do Naturatins e do PEC.

PEC

O Parque Estadual do Cantão foi a primeira unidade de conservação de proteção integral criada no Tocantins, no dia 14 de julho de 1998, por meio da Lei Estadual 996 e devido a sua grande riqueza biológica é considerado uma das áreas protegidas mais importantes da Amazônia brasileira.

De acordo com o último levantamento, realizado no primeiro semestre deste ano, essa unidade de conservação protege 325 espécies de aves, 299 espécies de peixes, além da maior população, do recém-descoberto boto do Araguaia, que recebeu o nome científico Inia Araguaiensis, bem como de ariranhas, onças-pintadas, jacaré-açu, harpias, entre outros animais.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/8/8/naturatins-aprova-a-revisao-do-plano-de-manejo-do-parque-estadual-do-cantao/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cantão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.