Mulheres ribeirinhas de Mamirauá realizam encontro para discutir inclusão social

http://acritica.uol.com.br - 11/03/2011
A Associação de Mulheres da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Mamirauá, com o apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), realiza até a próxima semana o 5 Encontro de Mulheres da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no interior do Amazonas (município de Tefé).

A programação do encontro inclui discussões sobre inclusão social, geração de renda, mobilização feminina em prol das comunidades, além de outros assuntos de interesse das mulheres que serão levantados no evento. As informações da assessoria de imprensa da FAS.

"Percebemos que as mulheres tem tido cada vez mais um bom desempenho a frente das atividades desenvolvidas nas comunidades e o Programa Bolsa Floresta tem como um dos objetivos principais incentivar essa participação", explica Rosival Dias, coordenador da Regional Solimões.

O Bolsa Floresta, primeiro projeto brasileiro certificado internacionalmente para recompensar as populações tradicionais pela manutenção dos serviços ambientais prestados pelas florestas, também atua no sentido de dar autonomia às mulheres.

O cartão do Bolsa Floresta Família é entregue diretamente para a mulher, que torna-se responsável por gerenciar a verba destinada à família.

Também por meio do componente Renda, muitas mulheres são beneficiadas, já que projetos voltados ao turismo, artesanato, entre outros, integram a mulher à economia local e promovem a geração de renda.

Segundo uma das organizadoras do evento, que começou nesta quinta-feira (10) Marilis dos Santos Oliveira, a participação feminina nas decisões políticas tem crescido.

"Quando o encontro foi realizado pela primeira vez, a RDS do Mamirauá não tinha nenhuma liderança feminina. Hoje temos algumas mulheres representando comunidades da reserva, o que já é resultado desses encontros", afirmou.



http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Mulheres-ribeirinhas-Mamiraua-Amazonas-autonomia_0_442156063.html
Desenvolvimento Regional

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mamirauá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.