MPF/RJ obtém suspensão de obras irregulares na Estrada Paraty-Cunha

MPF - http://noticias.pgr.mpf.mp.br/ - 29/08/2014
O Ministério Público Federal em Angra dos Reis (MPF/RJ) obteve liminar em ação contra a pavimentação de 9,4 Km da Estrada Paraty-Cunha, que passa dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Além da suspensão das obras, a Justiça Federal estipulou multa diária de R$ 50 mil a ser aplicada ao Departamento de Estadas e Rodagem do Rio (DER), em caso de descumprimento e também a suspensão da licença de instalação e autorizações concedidas pelos órgãos ambientais e patrimoniais (ICMBio, Ibama e Iphan).

Um dos principais problemas apurados nas obras é a falta de Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima). Além disso, o projeto ainda não possui estudo técnico sobre a fauna e flora e estudo arqueológico em relação ao trecho, que era, no século XVIII, o chamado Caminho do Ouro, construído por escravos a partir de trilhas abertas por índios. (Processo no0000274-71.2014.4.02.5111)

A estrada que liga os municípios de Paraty e Cunha era um caminho carroçável até 1950 e teria se transformado em uma via de terra mais ampla para permitir o tráfego precário de veículos. No entanto, com a criação do Parque Nacional, em 1971, parte da estrada passou a cortar a área protegida, cerca de 9,4 Km. Entretanto, não houve qualquer providência dos responsáveis para fechar a estrada ao trânsito do público em geral.

"Pode-se imaginar o que poderia acontecer com uma rodovia pavimentada, entregue ao uso livre e direto do grande público, em área de atração e fluxo turístico calculado em milhões de pessoas/ano. É importante destacar que trata-se do mais rico e maciço remanescente da Mata Atlântica, na Serra do Mar, ainda existente no país. É um patrimônio único, indisponível, e que pode e deve ser legado para as gerações futuras", alerta a procuradora da República Monique Cheker, autora da ação.

O Parque Nacional da Serra da Bocaina é uma das maiores áreas de proteção da Mata Atlântica no país.



http://noticias.pgr.mpf.mp.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_direitos-do-cidadao/mpf-rj-obtem-suspensao-de-obras-irregulares-na-estrada-paraty-cunha
Estradas:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.