Mosaico Mantiqueira se reúne em São Francisco Xavier, com marcante presença de conselheiros locais

Mosaico da Mantiqueira - www.mosaicomantiqueira.org.br - 01/06/2010
A 10ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do Mosaico Mantiqueira foi realizada no dia 26 de maio na APA São Francisco Xavier - SP, no espaço Gaia ReVida. O belíssimo local é destinado ao cuidado de pacientes com câncer através de massagens, alimentação saudável, caminhadas, arterapia e dinâmicas de grupo visando resgatar a responsabilidade de cada um com a própria vida. Quem esteve presente pôde sentir a energia boa cultivada no espaço.

Membros do conselho da APA e sociedade local marcaram presença na reunião, organizada pelos representantes da APA no conselho do Mosaico, Antonio Carlos Braga, da Associação de Turismo Sustentável (ATUS-SFX) e Renato Lorza, gestor da unidade. O evento incluiu venda de produtos artesanais, apresentação de banda e do projeto Iniciativa Verde, que recupera matas ciliares com o plantio de espécies da Mata Atlântica em APP. O diretor do documentário "Caminhos da Mantiqueira", Galileu, fez uma breve sinopse do filme. Os conselheiros da APASFX falaram um pouco sobre a unidade, destacando seu plano de comunicação.

O secretário executivo do Mosaico, Luis Felipe Cesar, relatou o andamento da produção dos materiais de divulgação, replicando o que foi apresentado no Seminário Mosaicos, no Viva a Mata, em São Paulo. Falou também sobre o projeto enviado ao PDA para obtenção de recursos por mais dois anos, ainda aguardando possível aprovação. Outro assunto foi a participação na reunião do Mosaico Central Fluminense para conhecer o planejamento estratégico adotado e uma boa notícia: já estão disponibilizados recursos para replicar esta metodologia de planejamento no Mosaico Mantiqueira, faltando somente definir a data.

A Geosert, empresa contratada para o mapeamento georeferenciado do Mosaico apresentou o resultado dos trabalhos, faltando somente a carta de Liberdade - MG para concluir o mapa, serviço extra autorizado posteriormente pela coordenação do Projeto de Fortalecimento. Adriana Prestes, do Instituto Águas do Prata (IAP), falou sobre a instalação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), legislação e impactos ambientais. Como resultado, o conselho do Mosaico decidiu oficiar o ICMBio propondo que este busque estar representado em comitês de bacia, visto maior necessidade de integrar as políticas de Recursos Hídricos e de Unidades de Conservação da região.

Walter Behr, chefe do Parque Nacional do Itatiaia, analisou o momento atual, pré-eleitoral, e sua influência sobre criação ou ampliação de unidades de conservação. Informou sobre a greve dos servidores ambientais e lembrou que no dia 14 de junho o PNI completa 73 anos. Finalmente, apresentou proposta de Moção de Apoio à Integridade do PNI, aprovada pelos conselheiros.

A presidente do Conselho do Mosaico, Célia Serrano, avaliou a reunião como produtiva, destacando que "apesar de a distância e a greve do ICMBio ter comprometido a presença de alguns conselheiros do Mosaico, a participação dos membros do conselho da APASFX foi expressiva e muito importante para o aprendizado conjunto."

http://www.mosaicomantiqueira.org.br/site/mosaico-mantiqueira-se-reune-em-sao-francisco-xavier-com-marcante-presenca-de-conselheiros-locais/
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  • UC São Francisco Xavier
  • UC Mantiqueira
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.