Ministra vê ação criminosa em fogo no Rio

OESP, Metrópole, p. E7 - 18/10/2014
Ministra vê ação criminosa em fogo no Rio
Izabella Teixeira suspeita de aumento dos focos de incêndio; lata com combustível foi achada em parque

Sergio Torres
Thaise Constancio
ENVIADA ESPECIAL / TERESÓPOLIS

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou ontem que há "indícios muito graves" de que o fogo no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, "está sendo provocado por atividades criminosas". Na manhã de ontem, havia apenas um foco de incêndio no parque. À tarde, eram cinco pontos. Desde domingo, 700 hectares de Mata Atlântica já foram destruídos.
"Ontem (anteontem) havia fogo em pontos muito isolados e hoje (ontem) tem uma frente de fogo, ou seja, há um espraiamento dessas frentes de fogo em lugares de difícil acesso", disse. Segundo ela, a estiagem prolongada e características da Mata Atlântica facilitam a propagação das chamas. "Temos cinco focos de fogo. Possivelmente tem gente colocando fogo."
Especialistas em montanhismo foram convocados para combater as chamas. Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Polícia Militar vão fiscalizar os arredores do parque para tentar identificar pessoas que colocam fogo na mata. O incendiário pode ser condenado a prisão de dois a quatro anos e multa de R$1.500 por hectare destruído.
"Não há limite de esforços para apagar o incêndio no parque e em Petrópolis (onde o fogo chega perto das casas). Vamos trabalhar para acabar com isso e depois para identificar essas pessoas (que colocam fogo)". Uma lata com combustível foi encontrada perto da Cachoeira da Macumba. "O fogo é muito danoso para este ambiente, as espécies não estão acostumadas com a mudança de temperatura e muitas plantas morrem. A recuperação do parque é demorada", disse o coordenador de Emergências Ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Christian Berlinck. A ministra também sobrevoou o Parque do Cipó, em Minas, onde os focos de incêndio caíram de 48 para 3.
Sul fluminense. Os incêndios que têm atingido o Rio nos últimos dias aproximam-se do Parque Nacional de Itatiaia, no sul fluminense. Pelo menos cem hectares do vizinho Parque Estadual de Pedra Selada já foram destruídos pelo fogo. Pedra Selada fica na região turística de Visconde de Mauá, distrito no sul fluminense. Criado em 1937, Itatiaia é o mais antigo parque nacional do País.

OESP, 18/10/2014, Metrópole, p. E7


UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra dos Órgãos
  • UC Serra do Cipó
  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.