Mamirauá forma Conselho Gestor

Mamirauá - www.mamiraua.org.br - 18/08/2009
Os moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá - a primeira dessa categoria criada no Brasil - estão sintonizados com a Agenda 21, programa de ações para o desenvolvimento sustentável neste século. Uma das orientações do documento é a melhoria da qualidade social, econômica e ambiental de assentamentos humanos e, para tanto, a gestão participativa é ferramenta eficaz quando sistematizada na forma de fóruns de discussão e tomada de decisões.

Esse exemplo parte da Reserva Mamirauá porque seus moradores se organizaram para constituir o Conselho Gestor, formalizando, dessa forma, a gestão participativa da área, processo articulado com a realização de encontros setoriais e das assembléias gerais, sempre com a participação dos moradores da Reserva e de autoridades com atuação nessa unidade de conservação. O regimento interno do Conselho começará a ser elaborado na primeira reunião desse fórum, que será realizada nos próximos dias 20 e 21 de agosto, das 8h às 17h, no Centro de Estudos Superiores de Tefé, da Universidade Estadual do Amazonas (CEST/UEA), em Tefé (AM).

Para formar esse fórum, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, cogestor da RDS Mamirauá, realiza oficinas de capacitação de conselheiros e de promoção de relações sociais desde 2004. A decisão de que o Conselho Gestor da Reserva Mamirauá deveria ter 25 membros foi tomada depois das capacitações e de negociações em encontros setoriais e assembléias gerais - importantes espaços para discussão e tomadas de decisão que reúnem os moradores da reserva e órgãos com atuação na unidade de conservação.
UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mamirauá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.